Saeb avalia ensino básico até o dia 11 de novembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Começou no dia 7 de novembro, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que vai avaliar o desempenho dos alunos através de questões de matemática e língua portuguesa. Até o dia 11 de novembro, participarão 400 mil alunos, 17 mil professores e sete mil diretores de todo o país.  
 
O governo federal também colocará em prática neste mês o Prova Brasil, que abrange apenas escolas públicas urbanas da rede de ensino fundamental. A avaliação será realizada de 16 a 30 de novembro. O teste será aplicado em 43 mil escolas de mais de 90% dos municípios do país. Participarão aproximadamente cinco milhões de alunos. Assim como o Saeb, o Prova Brasil é bienal.  
 
O levantamento sobre o desempenho permitirá identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores. As informações vão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades dos sistemas de ensino, beneficiando os gestores públicos, a comunidade escolar e a sociedade.  
 
O Saeb foi aperfeiçoado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que incluiu a Prova Brasil e manteve a avaliação de amostragem do Saeb. Ambos são importantes instrumentos de avaliação da qualidade da educação no país.  

Menu de acessibilidade