MEC faz 75 anos com o desafio de lutar pela qualidade da educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu no dia 14 de novembro, na abertura das comemorações dos 75 anos de criação do MEC, que os dirigentes do país – governantes, empresários, sindicalistas – se comprometam com a educação das crianças e dos jovens. “Se firmarmos um compromisso agora, toda criança que nasceu em 2005 terá, em 2022, concluído a educação básica. A educação é o maior investimento de um país em seu povo”, afirmou o ministro. 
 
Numa avaliação sobre a educação nestes 75 anos, Haddad disse que houve avanços no acesso à escola, questão de gênero e construção da infra-estrutura, mas que é preciso melhorar a qualidade do ensino. Para ele, a meta da qualidade poderá ser alcançada no espaço de uma geração, em torno de 20 anos, desde que haja boa vontade e compromisso dos governantes, independente do partido político que estiver no comando da prefeitura, estado ou União. 
 
Entre os programas mais importantes para este momento, o ministro destacou a lei de criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) que tramita no Congresso Nacional. O Fundeb amplia os recursos para o financiamento da educação e abrange os ensinos infantil, fundamental, especial, médio e a educação de jovens e adultos. 
 
Placa – Para celebrar a data, Haddad inaugurou uma placa com a íntegra do decreto do presidente Getúlio Vargas, publicado no Diário Oficial da União, em 14 de novembro de 1930. A placa está na entrada privativa do ministério, onde se encontram as fotos dos 52 ministros que já dirigiram a instituição. De hoje até 16 de dezembro, o público pode ver, na entrada principal, uma exposição de documentos, livros e materiais sobre a história do Ministério da Educação. O maestro Nonato Silva e o coral dos servidores apresentaram o Hino ao MEC, que ressalta a importância da educação. 
 
Os cerca de 1.300 aposentados e pensionistas do MEC que moram no Distrito Federal ganharam uma sala no Espaço do Servidor, no térreo entre os dois anexos do ministério. Na sala, eles serão atendidos por equipes das áreas de saúde e legislação e farão o recadastramento anual obrigatório. A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, órgão da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA/MEC), oferecerá oficinas, palestras, exposições e os servidores da ativa terão orientações sobre aposentadoria. Informações sobre a agenda de atividades podem ser obtidas no telefone 2104-9538, com a coordenadora, Marta Célia Zaidan.  

Menu de acessibilidade