Professores serão capacitados em libras e braile

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Os professores que trabalham com educação especial nas escolas da rede pública terão oportunidade de receber formação na língua brasileira de sinais e em braile, em 2006. É o programa Interiorizando Libras e Braile, que já capacitou 1,5 mil educadores desde 2003.  
 
A formação em libras será oferecida em 12 estados, totalizando 24 regiões administrativas que já ministraram o curso. Serão 120 horas de aulas nos centros de atendimento às pessoas com surdez (CAS), das quais 80 presenciais e 40 a distância. Os professores terão dois módulos de aprendizagem sobre libras, um sobre ensino de português para surdos e outro sobre interpretação da língua brasileira de sinais. De acordo com Marlene Goti, assessora técnica da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), o Interiorizando Libras já capacitou 1.050 professores. A previsão para 2006 é atender no mínimo 600 docentes. 
 
Já a formação de educadores em braile é mais demorada, segundo Maria Glória da Mota, também assessora técnica da Seesp. “Temos que ‘alfabetizar’ o professor em um novo código de linguagem, o braile”, explicou. O curso, que também tem duração de 120 horas, vai atender docentes de 11 estados em 2006. Ao todo, o Interiorizando Braile já formou 450 professores.  
 
Dados preliminares do Censo de 2005 revelam a existência de 66.261 alunos matriculados na educação básica com problemas de surdez e 63.565 com deficiência na visão. Até o fim do ano, a Seesp assinará convênios com as secretarias estaduais e municipais de educação interessadas em oferecer os cursos. 
 
Inclusão — “Esses programas estão inseridos no desafio de promover a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino”, disse Maria Glória. Segundo o Censo de 2005, o índice de inclusão cresceu de 34,4% em 2004 para 41% em 2005. Já o número de matrículas no ensino especial aumentou de 566.753 em 2004 para 639.259 este ano. 
 
A participação da escola pública na educação especial também cresceu, de 57% em 2004 para 60% em 2005.  

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