Projeto estabelece como dever do Estado distribuir recursos para promover igualdade na educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Obrigação já está na Constituição e no Plano Nacional de Educação, mas deputado quer incluir dever na LDB. O Projeto de Lei 3309/20 inclui entre os deveres do Estado com a educação básica pública a distribuição de recursos educacionais para promover a equalização das oportunidades educacionais, levando em conta a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Autor da proposta, o deputado Marreca Filho (Patriota-MA) lembra que a Constituição Federal já estabelece como dever da União exercer a função redistributiva e supletiva para garantir equalização de oportunidades educacionais, mediante assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

PNE e Saeb
Ele ainda ressalta que a medida está prevista ainda na Estratégia 20.12 do Plano Nacional de Educação (PNE). O parlamentar acrescenta ainda que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) produz um conjunto de informações sobre o sistema escolar do País.

“Considerando que há metodologia para se mensurar o nível socioeconômico dos alunos da educação básica brasileira, a proposta apresenta mais um elemento do ponto de vista legal para que gestores públicos e a sociedade como um todo enfoquem a redução das desigualdades educacionais como política de Estado, e não de governo”, afirma.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Menu de acessibilidade