Reforço para programas educacionais é aprovado na Câmara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou no dia 6 de dezembro o Projeto de Lei 1960/03, da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), que prevê mecanismos para aperfeiçoar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  
 
O relator do projeto, deputado Sandes Júnior (PP-GO), apontou inconstitucionalidades no texto original e no substitutivo do deputado Murilo Zauith (PFL-MS), acolhido pela Comissão de Educação e Cultura. Para corrigir o problema, Sandes Júnior apresentou novo substitutivo que suprime os dispositivos considerados inconstitucionais. 
 
Entre os trechos suprimidos pelo relator, estão os que atribuem obrigações a órgãos federais e os que prevêem a criação de novas entidades no âmbito da administração federal. Para Sandes Júnior, o Poder Legislativo não tem competência constitucional para propor tais inovações, que são reservadas à iniciativa do presidente da República.  
 
Tramitação 
 
A matéria tramitou na Câmara em caráter conclusivo e agora deverá ser analisada pelo Senado Federal.  
 
 
 
Notícias anteriores: 
Câmara estuda propostas de estímulo à leitura
Programa de livro didático é aprovado em Comissão
 

Menu de acessibilidade