Criada a Comissão de Língua Portuguesa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou no dia 27 de setembro, a portaria que cria a Comissão de Língua Portuguesa, destinada a apoiar o MEC em atividades de divulgação do idioma no próprio país e nas relações com outras nações. “A idéia é pensar fórmulas inovadoras para fomentar a língua portuguesa, seja em relações internacionais ou em programas do ministério”, disse Haddad. 
 
Composta por 14 membros, a comissão reúne especialistas renomados. Uma das propostas é criar uma metodologia para ensinar português em sala de aula, com o objetivo de promover a língua entre crianças e jovens. Outra tarefa será subsidiar o governo brasileiro na instalação do Instituto Machado de Assis, que funcionará nos moldes do Instituto Camões, de Portugal. A novidade está em elaboração e tem o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
Na avaliação do professor José Luiz Fiorin, da Universidade de São Paulo (USP), integrante da comissão, a criação do Instituto Machado de Assis é uma boa oportunidade para divulgar a língua portuguesa em outros países. “A língua portuguesa não precisa de defesa, mas de promoção. O instituto será a melhor forma de promover a língua no exterior”, avalia. 
 
A comissão deve ter acesso a todos os programas do MEC relacionados ao português. A proposta é que o grupo apóie os trabalhos de diferentes formas, seja por meio de revisão final ou de sugestões para elaboração. 
 

Menu de acessibilidade