Inep avaliará ensino fundamental em novembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realiza, entre os dias 16 e 30 de novembro, a Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar). Farão o teste cerca de 5,2 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, que estudam em 43 mil escolas públicas da zona urbana.  
 
As provas serão aplicadas em todas as escolas públicas com mais de 30 alunos, que oferecem 4ª e 8ª séries. O exame vai avaliar o desempenho dos alunos em português e matemática. Cada estudante responderá também a um questionário sobre a trajetória escolar (se fez pré-escola, se repetiu o ano, se saiu da escola em algum período), hábitos de estudo e situação socioeconômica.  
 
De acordo com o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, a Anresc será feita em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. O resultado do teste será repassado aos secretários estaduais e municipais de educação. “A partir dessas avaliações, eles poderão adotar políticas de elevação da qualidade do aprendizado, que talvez seja o principal tema da educação no Brasil“, diz o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo.  
 
Além da nova avaliação, o Inep aplicará o tradicional Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), entre 7 e 11 de novembro. O Saeb avalia as redes de ensino públicas e privadas a partir de exames de português e matemática aplicados, por amostragem, a alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Já a Anresc avalia a escola pública a partir do aluno.  
 
Para Carlos Henrique, o Saeb apenas circunscreve o problema, mas com a ampliação será possível investigar os problemas onde eles se instalam e crescem: na escola. “O Brasil terá o retrato e a história escolar dos seus alunos, professores, diretores e funcionários. E escutará os pais das crianças“, diz.  

Menu de acessibilidade