Editores apresentam novo processo contra projeto de biblioteca virtual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Associação de Editores Americanos (AAP, na sigla em inglês) iniciou no dia 19/10 um processo contra o projeto do site de buscas Google de fazer cópias digitais de milhões de livros “sem a permissão dos detentores dos direitos autorais“. A AAP, que tem 300 membros, informou em um comunicado que apresentou o processo em nome de cinco grandes grupos editoriais: McGraw-Hill, Pearson Education, Penguin Group USA, Simon and Schuster e John Wiley and Sons.  
 
A decisão, adotada após o fracasso de “longas negociações entre a AAP e a direção do Google“, quer que a Justiça declare que este último viola a lei “quando copia livros completos ignorando os direitos autorais“, acrescentou.  
 
“A indústria da edição está unida após este processo contra o Google e unida no combate para defender seus direitos“, garantiu a presidente da AAP, Patricia Schroeder. O processo da AAP segue o apresentado um mês antes pelo Authors Guild, grêmio que reúne mais de 8.000 escritores americanos, que acusa o Google de “violação maciça dos direitos autorais“. Este ano, a AFP também apresentou um processo contra o Google, acusando-o de difundir suas matérias e fotos sem permissão.  

Menu de acessibilidade