Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lula: leiam jornais, leiam revistas, leiam livros 
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma veemente defesa do papel da leitura para mudar a vida das pessoas – e, em especial, para que elas tenham uma nova visão de mundo. O que pode ser obtido, segundo ele, lendo livros, revistas e jornais. Esse destaque da importância do ato de ler na vida do cidadão foi feito durante o discurso do presidente na cerimônia de formatura dos jovens e adultos dos cursos de alfabetização do “Projeto Sesi – Por um Brasil Alfabetizado“. Lula lembrou não só a importância da alfabetização como também a relevância da leitura para o desenvolvimento pessoal.  
 
O presidente discursou depois que uma das formandas leu uma carta de sua autoria: “Nós não queremos que a pessoa aprenda apenas a escrever o seu nome, a desenhar o seu nome. Nós queremos que as pessoas aprendam, como a dona Maria das Dores, que veio aqui e leu a sua carta. E, da mesma forma que ela leu a carta, ela vai ler um livro, vai ler um jornal, vai ler uma revista, ela vai conseguir compreender. Porque, certamente, o livro pode não mudar o mundo, mas o livro vai mudar a cabeça de todos vocês. A leitura vai dar a vocês uma visão de mundo que, até ontem, vocês não tinham.“ 
 
Site do VIVALEITURA chega a 300 mil visitas 
 
A visitação do site VIVALEITURA tem crescido mês a mês desde seu lançamento no início do ano. Em outubro, comemoramos a marca de 300 mil visitas no endereço www.vivaleitura.com.br. Os usuários visitam o site para acompanhar a programação do calendário comemorativo do Ano Ibero-americano da Leitura, para ler notícias sobre o que está acontecendo na área em todo o País e, ainda, para cadastrar seus projetos e programas no site – o que também tem aumentado em ritmo crescente e acaba funcionando como uma verdadeira vitrine para as ações de incentivo à leitura que acontecem Brasil afora. O site é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Fundo Pró-Leitura, que é mantido com contribuições das entidades do livro. 
 
Universidades federais vão ganhar bibliotecas  
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o MEC vai fazer um censo bibliográfico de todas as áreas da graduação como primeiro passo para formar bibliotecas da graduação. O objetivo, a exemplo dos programas de distribuição de livros didáticos da educação básica e do portal de periódicos da Capes, é oferecer um acervo de livros às instituições federais de ensino superior (Ifes).  
 
O ministério, explicou Haddad, já tem o programa pronto, mas precisa da colaboração das Ifes para construir o acervo. Assim que o programa for colocado na página eletrônica do MEC, basta o professor entrar no aplicativo e cadastrar a sua disciplina, a bibliografia básica e a complementar, inclusive livros estrangeiros. Da contribuição de cada professor, vai sair a biblioteca da graduação. A partir do censo, que, segundo o ministro, poderá ter cerca de 5 mil títulos, o MEC fará um edital para aquisição das obras junto às editoras. Se tiver a colaboração dos professores na montagem do acervo, o ministro espera prever recursos para a compra no Orçamento de 2007. 
 
Livros invadem capital gaúcha 
 
Começou na sexta-feira, 28/10, a 51ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada até 15 de novembro e ocupará a Praça da Alfândega até o Cais do Porto, no centro da capital gaúcha. O evento é organizado pela Câmara Riograndense do Livro desde 1955 e integra o calendário de ações do VIVALEITURA. O Ceará é o estado homenageado neste ano e uma delegação de autores e artistas daquele estado participarão da Feira levados pelo governo cearense.  
 
Neste ano, além das tradicionais barracas de livros, o evento traz algumas novidades, como a extensão da feira até o Cais do Porto e um horário diferenciado de funcionamento. No espaço ampliado, foi instalada a área infantil e juvenil, que, pela primeira vez, está abrindo pela manhã, às 10h, para facilitar a visitação escolar. O restante da feira funciona diariamente das 13h às 21h. Há 149 expositores e uma programação diversificada.  
 
Alguns dos temas que serão destaque na programação são: os 400 anos da primeira edição de Dom Quixote; o centenário do nascimento dos escritores Jean-Paul Sartre e Érico Veríssimo; o centenário da morte de Júlio Verne e o bicentenário do nascimento de Hans Christian Andersen. A programação completa pode ser acessada em www.feiradolivro-poa.com.br. O Ministério da Educação participa com um estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no qual serão expostos os livros dos acervos do programa Biblioteca da Escola e do Programa Nacional do Livro Didático. 
 
Abrelivros realiza seminário sobre leitura 
 
A Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) realiza no próximo dia 8/11, em Brasília, o seminário “A Importância da Leitura e do Livro para a Melhoria da Educação Básica“. O evento é dirigido a editores, autoridades governamentais, autores e especialistas interessados e compromissados com a qualidade da educação.  
 
Entre os objetivos do seminário estão: debater os programas do Ministério da Educação relativos ao livro e à formação de leitores; destacar a importância dos programas e apresentar propostas para o seu aprimoramento; e ampliar o diálogo entre o mercado editorial escolar brasileiro, entidades da área de educação e o Ministério da Educação. Entre os palestrantes, destacam-se a profa. Marisa Lajolo e o prof. Antônio Augusto Gomes Batista. Para mais informações, clique aqui.  
 
1º Encontro de Literatura da CPLP discute intercâmbio literário 
 
O principal obstáculo à expansão do intercâmbio literário entre os oito países de língua portuguesa ainda é a falta de informação sobre autores e títulos publicados. O assunto fez parte das discussões do 1º Encontro de Literatura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu entre os dias 26 e 28/10 em Fortaleza (CE). O encontro reuniu professores e representantes dos governos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.  
 
O presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, Manuel Brito Semedo, sugeriu a Portugal e ao Brasil a publicação de uma obra de referência em que constem os principais autores e poetas dos países lusófonos.  
 
Mercado editorial em debate  
 
Como forma de comemoração dos dez anos da Publifolha, a Folha de S. Paulo promove nesta segunda (31/10), às 20h, um debate sobre mercado editorial com o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, Galeno Amorim, do Ministério da Cultura; o editor Augusto Massi e o escritor Márcio Souza. A mediação será de Arthur Nestrovski. O evento é gratuito e acontece no auditório do jornal, na Al. Barão de Limeira, 425. 
 
São Gonçalo ganha Bienal 
 
A ONG Leia Brasil e a Ciompanhia de Eletricidade Ampla organizam, de 3 a 6 de novembro, a 1ª Bienal de Leitura de São Gonçalo. Antônio Torres, Ferreira Gullar, Paulo Henriques Britto e Lygia Bojunga são alguns dos escritores que estarão presentes. O evento será realizado no Sesc São Gonçalo (avenida Presidente Kennedy 755), das 10 às 22h. A entrada é franca. 
 
Site da semana 
 
Será lançado nos próximos dias um portal desenvolvido para promover a interação entre leitores, editoras e livrarias. Trata-se do Portal do Leitor, cuja proposta é justamente incentivar o hábito da leitura. Uma prévia do site já está no ar e pode ser acessado em www.portaldoleitor.com.br
 
Frase da semana  
 
“O livro pode não mudar o mundo, mas o livro vai mudar a cabeça de todos vocês.“ 
 
Luiz Inácio Lula da Silva 
Presidente da República 

Menu de acessibilidade