Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Livro e leitura têm mais espaço na imprensa 
 
O volume de reportagens, entrevistas e artigos publicados em 2005, quando se comemora o Ano Ibero-americano da Leitura, na imprensa brasileira já é mais do que cinco vezes maior do que foi veiculado no mesmo período no ano anterior. A estimativa foi feita com base em uma análise do clipping de imprensa do Ministério da Cultura, que faz um apanhado diário sobre o que se publica sobre as diversas áreas da cultura nos principais jornais e revistas do País. Mais de 99% das citações são abordagens extremamente positivas e que revelam que o tema entrou definitivamente na agenda nacional e, em particular, na pauta da imprensa brasileira.  
 
Ao lado do tratamento de ação estratégica que vem sendo dispensado à questão da leitura pelo governo federal e da ampla mobilização nacional para comemorar o Ano da Leitura, um dos principais responsáveis pelo resultado, segundo avaliação do presidente do Conselho Diretivo do VIVALEITURA 2005, Galeno Amorim, foi a ação da Assessoria de Imprensa, custeada pela contribuição espontânea de editores e livreiros.  
 
A pequena porém ágil estrutura de comunicação do VIVALEITURA vem distribuindo, três a quatro vezes por semana, informativos sobre projetos, eventos e outras ações em favor da leitura para jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todo o País, além de encaminhar para as redações artigos escritos por personalidades do mundo do livro. 
 
 
VIVALEITURA também é Um Bom Exemplo 
 
O incentivo à leitura dado pela família, amigos e escola é uma das quatro atitudes positivas para melhorar a vida em sociedade – ao lado da paz no trânsito, da saúde e do respeito ao meio ambiente – que constituem a campanha “Um Bom Exemplo“, que será lançada nesta terça-feira (07/06) em São Paulo.  
 
Na seqüência da campanha “O Melhor do Brasil é o Brasileiro“, uma bem-sucedida ação de parceria entre os setores público e privado criada em 2004, a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Propaganda), a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) e a Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda), com apoio da SeCom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) anunciam a nova iniciativa, que vai ocupar jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, outdoors, sites e outros espaços para estimular ações que representem bons exemplos, seja do governo, do terceiro setor ou das empresas privadas.  
 
As ações na área da leitura são aquelas que integram o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005. 
 
 
Mais livro e leitura nas telenovelas 
 
Depois de passar a fazer parte de diálogos e diversas cenas de novelas que vão ao ar em diversos horários considerados nobres da televisão brasileira, o tema livro e leitura se prepara para ocupar um novo e importante espaço na grade da TV. A questão vai ser mostrada de forma bastante intensa na nova novela da seis, “Almas Gêmeas“, do escritor Walcyr Carrasco, com estréia marcada para junho na Rede Globo.  
 
Um dos protagonistas da novela vai viver um personagem que transforma sua vida graças ao hábito da leitura. A Globo – que anunciou no ano passado sua participação nas comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura – também retomou sua campanha “Ler é o Melhor Exercício“, nos intervalos de jogos de futebol. Já o Grupo Abril, outro parceiro do VIVALEITURA, intensificou a campanha, criada pela MTV, “Desligue a TV e Vá Ler um Livro“. 
 
 
Livro conquista espaço em jornais e revistas 
 
Na imprensa escrita, o livro vem ganhando vários novos espaços neste ano. Merecem destaque a revista Entrelivros, da Ediouro e da Duetto Editorial, e a revista Bravo! Livros, da Editora Abril. Alguns jornais têm aberto novos espaços para o livro e a leitura, como é o caso do Jornal do Brasil, cujo Caderno B, sob o comando de Ziraldo, diariamente publica resenhas e artigos sobre o livro.  
 
O jornal paulista Valor Econômico, por sua vez, passou a publicar em maio uma seção dedicada a livros de economia e negócios, às quintas-feiras, no caderno D. Da mesma forma, a revista Você SA criou a seção “Eu Leio – Turbine Sua Biblioteca“, que traz mensalmente a resenha de alguma obra sobre os temas abordados pela sua linha editorial. 
 
 
Olimpíada de Leitura premia estudantes 
 
No último dia 14 de maio, durante a XII Bienal do Livro, foi realizada a cerimônia de premiação dos 18 finalistas da Olimpíada da Leitura, um importante instrumento para identificar e valorizar as habilidades e as capacidades de leitura e escrita dos alunos. Participaram da Olimpíada de Leitura, promovida pela Editora Moderna, cerca de 20 mil alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.  
 
A comissão julgadora formada pelos escritores Pedro Bandeira, Walcyr Carrasco, Eva Furnari, Adriana Falcão e Ana Maria Machado colocaram, com entusiasmo e emoção, as medalhas nas crianças premiadas. Os grandes vencedores foram a estudante do Rio de Janeiro, Isabella Marcanth Barros da Silva (4ª série – Colégio Santo Inácio) e Ananda Araujo Lima Costa, da Bahia (8ª série – Sedes Sapiens Escola). 
 
 
Paulista abrigará corredor literário em outubro 
 
Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação Paulista Viva estão organizando o evento Corredor Literário, como forma de participar do Ano Ibero-americano da Leitura. O programa será realizado mediante a colaboração de várias empresas da região da avenida Paulista na semana de 24 a 30 de outubro, quando cada uma desenvolverá uma atividade diferente e de sua escolha.  
 
Feirinhas de livro, campanha de doações, oficinas de literatura e leitura, saraus, dramatizações, jograis, tertúlias, ações performáticas na rua, palestras e workshops serão distribuídos por toda a avenida Paulista, em locais estratégicos. A idéia é que bancos, empresas, shoppings, galerias, livrarias, hospitais, estações de metrô, condomínios, museus e escolas se transformarão em locais de divulgação do hábito da leitura por prazer. 
 
 
Capital Brasileira da Cultura ficará no nordeste em 2006 
 
Terminou no dia 31 de maio, o prazo para apresentação à ONG CBC das candidaturas para a Capital Brasileira da Cultura 2006. As cidades de Salvador, Olinda e João Pessoa estão concorrendo ao título. O veredicto que será divulgado 30/6. O projeto Capital Brasileira da Cultura é uma iniciativa que tem o apoio do Ministério da Cultura. 
 
 
Leitura também dá samba 
 
O programa “São Paulo: Um Estado de Leitores“ inaugurou mais uma sala de leitura em uma escola de samba. Desta vez, foi a vez da escola Leandro de Itaquera ganhar seu espaço literário. Até o final do mês, o programa pretende instalar mais oito salas de leitura em escolas de samba da capital paulista.  
 
 
Tocantins lança concurso de poesia 
 
A Academia Tocantinense de Letras (ATL) abriu inscrições até 02/07 para seu primeiro Concurso Nacional de Poesia. Os 50 primeiros colocados farão parte de uma antologia que será distribuída posteriormente. O edital completo do concurso está disponível no site www.unitins.br. Outras informações pelo telefone (63) 3218-5165. 
 
 
Site da semana 
 
A Academia Brasileira de Literatura de Cordel mantém um belo site no endereço www.ablc.com.br. O portal apresenta inúmeras informações sobre esta literatura típica do nosso País. Há notícias sobre o cordel, biografias de grande cordelistas e a seção “Cordel da Vez“, com a reprodução na íntegra de alguns cordéis. 
 
 
Frase da semana  
 
“O livro é o melhor amigo. Deus deu-me a graça de que, ao longo da minha vida, todo dia ele esteja ao meu lado, socorrendo-me, dando-me vida, acalmando os momentos em que as flores murcham.“ 
 
José Sarney 
Escritor brasileiro 

Menu de acessibilidade