Boletim Fome de Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Primeira videoconferência regional para a CSLL será no NE 
 
Está marcada para o próximo dia 5/7, das 10 às 12h30, a primeira da série de cinco videoconferências para debater e concluir o processo de composição da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), que está sendo criada pelo Ministério da Cultura. A primeira delas será na Região Nordeste e acontecerá simultaneamente no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e também em Minas Gerais, com geração e transmissão do Banco do Nordeste. A mediação será feita, a partir de Fortaleza, pelo coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim. 
 
As datas das próximas videoconferências – nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte – serão divulgadas nos próximos dias. Além de conhecer e debater a proposta construída com a participação de todas as áreas envolvidas, a região deverá escolher o seu representante na CSLL.  
 
 
Como participar da videoconferência do Nordeste 
 
Os dirigentes de entidades da cadeia do livro – autores, fabricantes de papel, gráficas, editoras, distribuidoras, livrarias, trabalhadores do setor, bibliotecários, especialistas em leitura – e representantes de organizações não-governamentais ou de entidades ligadas aos governos federal, estadual ou municipal poderão participar da videoconferência da Câmara Setorial do Livro e Leitura em qualquer uma das dez capitais desses estados nos endereços do Banco do Nordeste. Para isso, basta confirmar presença até a próxima sexta-feira (1/7) na Representação do MinC/Nordeste pelo e-mail juliano.muta@minc.gov.br ou pelos telefones (81) 3424-7611 e (81) 3424-5991.  
 
Os locais da videoconferências são os seguintes:  
Aracaju, SE: Rua Itabaianinha, 44, 3º andar, centro. 
Fortaleza, CE: Auditório – Av. Paranjana, 5700. 
João Pessoa, PB: Rua Gama e Melo, 53, 2º andar, Varadouro. 
Maceió, AL: Rua da Alegria, 407, 2º andar, centro. 
Montes Claros, MG: Rua Cel. Altino de Freitas, 327, 3º andar, centro. 
Natal, RN: Rua PE João Damasceno, 1889, Lagoa Nova. 
Recife, PE: Rua Antonio Lumack Dumont, 96, Boa Viagem. 
Salvador, BA: Av. Estados Unidos, 346, 12º andar, Comércio. 
São Luis, MA: Rua de Santana, 465, 2º Andar, centro. 
Teresina, PI: Rua Rui Barbosa, 163, centro.  
 
 
CSLL vai debater e ajudar a elaborar as políticas setoriais 
 
A Câmara Setorial do Livro e Leitura, anunciada no final do ano pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, será composta por 44 membros representando autores, mercado editorial e livreiro, bibliotecários, especialistas em leitura e o Estado. Também será composta por representantes de todas as regiões do País para garantir, além da participação dos segmentos com representação nacional, de membros escolhidos por cada uma das regiões geopolíticas. A CSLL terá por finalidade debater e ajudar o governo federal na elaboração da Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas. 
 
 
Comitê executivo do VIVALEITURA se reúne em SP 
 
Os membros do Comitê Executivo do VIVALEITURA se reúnem no dia 4/7, em São Paulo, para fazer uma avaliação do primeiro semestre do calendário do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil e discutir novas ações previstas para o período entre julho e dezembro e, ainda, a estruturação dos comitês regionais, que estão se espalhando por todo o País.  
 
Participam da reunião ordinária mensal do comitê os membros do Conselho Diretivo no Brasil – Ministério da Cultura, MEC, Unesco, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Cerlalc (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe) – e os representantes de entidades da cadeia produtiva do livro e de organizações não-governamentais que atuam na área. 
 
 
Entidades discutem criação do Fundo Pró-Leitura 
 
As entidades da cadeia produtiva do livro que vão contribuir com o Fundo Pró-Leitura, que está sendo constituído a partir da oferta de 1% das vendas de livros como contrapartida do setor ao fim dos impostos e taxas sobre livro anunciado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro passado, realizaram diversas reuniões na última semana com o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim, para definir como manterão o fundo.  
 
Amorim se reuniu com os presidentes de diversas entidades – Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) – e, em seguida, visitou suas sedes para ouvir as propostas de cada uma. 
 
 
Editores e livreiros ajudam a financiar o VIVALEITURA 
 
Um grupo expressivo de editores, livreiros e distribuidores ligados à CBL, SNEL, Abrelivros, ANL e ABDL está contribuindo espontaneamente para ajudar a financiar ações do VIVALEITURA 2005, o calendário brasileiro do Ano Ibero-americano da Leitura que está sendo comemorado este ano em 21 países da Europa e das Américas.  
 
Além de ajudar a financiar – ao lado da Caixa Econômica Federal e Petrobrás – o site e as ações de assessoria de imprensa e comunicação institucional implementadas pelo Comitê Executivo, as contribuições vão custear uma ampla campanha de estímulo à leitura nos meios de comunicação que deve ser anunciada em julho. 
 
 
Comitê Executivo do Ceará organiza ações de incentivo ao escritor local 
 
O Comitê Executivo do VIVALEITURA no Estado do Ceará tem se destacado pelo seu empenho na divulgação das ações e projetos que integram o calendário do Ano Ibero-americano da Leitura. Coordenados por Mileide Flores, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros), os parceiros cearenses do VIVALEITURA organizam, no dia 4/,6 o I Encontro do Autor Cearense. O evento acontece no auditório da Faculdade 7 de Setembro.  
 
O objetivo do Encontro, que integra a programação do 3º Simpósio Internacional de Educação do Ceará, é discutir soluções para uma maior divulgação e leitura de escritores cearenses dentro do próprio Estado. O Comitê local também coordenará a instalação do espaço Palavras da Terra no 3º Simpósio de Educação, permitindo a divulgação de livrarias, editoras e escritores locais junto ao público deste grande evento. 
 
 
Unicamp sedia maior discussão sobre leitura no País 
 
O 15º Congresso de Leitura do Brasil (COLE) será realizado entre os dias 5 e 8/7 na Universidade de Campinas (UNICAMP), no interior de São Paulo. Com o tema “Pensem nas crianças mudas telepáticas“, esta edição do COLE reunirá 3.200 participantes da área de educação, que debaterão questões ligadas ao hábito da leitura e discutirão os mais de 1.400 trabalhos que serão apresentados no evento.  
 
No dia 7/7, o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim, fará a palestra “O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e os Mediadores da Leitura“. O evento é organizado pela Associação de Leitura do Brasil, uma entidade que busca promover o debate crítico da leitura e congregar pessoas interessadas no estudo de questões relativas à leitura. Para mais informações sobre o 15º COLE, acesse o site www.alb.com.br/novocole.php
 
 
FLIP homenageia Clarice Lispector 
 
Em sua terceira edição, que ocorre entre os dias 6 e 10 de julho de 2005, a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) (www.flip.org.br) segue a trilha aberta pelas edições anteriores: uma pauta variada, em que a conversa estritamente literária se articula com temas atuais da cultura e da política. Nos mesmos moldes do ano passado, o evento da cidade colonial fluminense terá 20 mesas-redondas, com 36 autores de 7 estados brasileiros e 11 países. Neste ano, a FLIP presta tributo a Clarice Lispector (1920-1977), tema do evento de abertura concebido e dirigido por Naum Alves de Souza e da mesa que reúne a escritora Marina Colasanti e os críticos Vilma Arêas e Benedito Nunes. 
 
 
Foz do Iguaçu organiza sua I Feira do Livro 
 
Com o objetivo de fomentar e divulgar a cultura do livro na região trinacional de Foz do Iguaçu e realizar intercâmbios culturais entre Argentina, Paraguai e Brasil, começa no próximo dia 6/7 a I Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O evento, organizado pela Associação Internacional Editares e pelo Centro de Altos Estudos da Consciência, será realizado ao ar livre, na praça das Nações, com a intenção de democratizar o acesso ao livro, aproximando-o do público. Autores como Moacyr Scliar, Marcel Souto Maior e Kledir Ramil devem marcar presença na Feira, que ficará instalada em Foz do Iguaçu até o dia 10/7. O evento integra o calendário do VIVALEITURA 2005.  

 
Bogotá será capital do livro em 2007 
 
Três cidades capixabas ganham esta semana bibliotecas do Ministério da Cultura dentro dos esforços para zerar o número de municípios brasileiros sem esse equipamento, uma das metas principais do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). As novas bibliotecas fazem parte de um total de 132 bibliotecas da primeira fase do programa Livro Aberto, que integra o PNLL e está sendo executado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, vinculado a Fundação Biblioteca Nacional.  
 
A instalação no ES está sendo coordenada em conjunto com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado. No dia 22/6, o município de São Domingos do Norte inaugura sua primeira biblioteca. Brejetuba ganha a sua no dia 23/6. Na sexta-feira, 24/6, será a vez da cidade de Cariacica abrir as portas da sua biblioteca. 
 
 
Site da semana 
 
Em moldes similares ao Boletim Fome de Livro, o boletim Ler Sem Limites traz notícias sobre as ações e projetos de incentivo à leitura que acontecem no mundo ibero-americano. Organizado pela equipe do iLímita, como é chamado o Ano Ibero-americando da Leitura nos países hispânicos, o informativo pode ser acessado a partir da página www.ilimita.info. Basta clicar em “Boletim“, no canto inferior esquerdo. 

 
Frase da semana  
 
“A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros… A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a ápoca do ano.“ 
 
Luis García Montero 
Poeta espanhol 

Menu de acessibilidade