Ministro da Educação exonera Ilona Becskehazy da secretaria de Educação Básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ministro da Educação Milton Ribeiro anunciou na quarta-feira, dia 05 de agosto, que Ilona Becskehazy não é mais a titular da Secretaria da Educação Básica (SEB) da pasta. Ilona esteve à frente da secretaria, uma das mais importantes do Ministério da Educação, por quatro meses, e foi cogitada para assumir o ministério.

Izabel Lima Pessoa, servidora de carreira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), será a nova titular. O anúncio foi feito no perfil do ministro no Twitter. A nova secretária é servidora de carreira desde 1990 e atuava na Capes na área de formação de professores. Aposentada em março, Izabel já trabalhava no MEC como Diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, diretoria subordinada à SEB, na equipe do ex-secretário Janio Macedo, onde ficou até julho.

Izabel Pessoa é formada em letras e doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB). A pesquisadora também tem mestrado em Desenvolvimento Sustentável e é especialista em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia. Além de estudos relacionados à formação de professores, Izabel Pessoa também pesquisa questões relativas ao envelhecimento da população.

Nos bastidores, secretários estaduais costumavam se queixar de Ilona. A avaliação era de que a então secretária não estava disposta a dialogar com os gestores estaduais e adotava uma postura reativa. Já a nova secretária, Izabel Pessoa, é avaliada por eles como um bom quadro para a SEB por conhecer a fundo as redes de ensino e ter um bom diálogo com as esferas locais.

A SEB é uma das secretarias mais importantes do MEC por cuidar de toda educação básica, ou seja, a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. A secretaria é responsável, por exemplo, por estratégias de implementação da Base Nacional Comum Curricular, do novo Ensino Médio, entre outras questões.

Convidei para assumir a SEB do MEC a professora doutora Izabel Lima Pessoa, servidora de carreira da CAPES com muita experiência em gestão de ensino público. Ela aceitou e será a mais nova componente da nova equipe do MEC.

Na página pessoal de Ilona, a ex-secretária fez postagens na manhã dessa quarta-feira tratando normalmente de sua rotina de trabalho em frente a SEB.

`A gente não para. Depois de um exaustivo dia de trabalho, que começou com uma audiência pública no Senado, explicando os desafios pelos quais a SEB passa para cumprir sua função institucional, participei de uma live com o deputado Diego Garcia`, escreveu.

No pouco tempo que esteve à frente da SEB, Ilona falou reiteradamente sobre a necessidade de `arrumar a casa`. Nesse período, a secretária rebateu contundentemente as críticas relacionadas à inoperância do MEC no auxílio às redes estaduais e municipais no que diz respeito a minimizar os danos causados pela pandemia na educação.

Segundo ela, a SEB estava `trabalhando muito` na questão. Em sua conta no Twitter, Ilona publicou na terça-feira mensagens onde afirma que a SEB atua na produção de pareceres e orientações técnicas para auxiliar as redes sobtretudo com assistência técnica.

`O MEC NÃO TEM ATRIBUIÇÃO de se imiscuir no dia a dia de estados e municípios. Está na Lei. É o que vai na NT assinada por mim e que embasou a que foi assinada pelo Ministro. Não caiam no conto das ongs e da imprensa militante` escreveu a ex-secretária. ` Estamos trabalhando muito para redesenhar programas indutores de qualidade e supletivos as ações do entes subnacionais. De resto, nos juntamos ao CNE para escrever resoluções que acalmem as autoridades nas pontas, às quais sempre somos solidários e objetivamente apoiamos com recursos. Muitos deles, aliás, empoçados, por falta de assistência técnica anterior.`

Até ontem, fontes ligadas à área apostavam na permanência de Ilona na pasta. A interlocutores a então secretária também não indicava saber que seria demitida. A informação que circula é de que ela `queria muito ficar` e que foi pega de surpresa.

Ilona é próxima ao secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, que vai permanecer na equipe do novo ministro, conforme anunciado ontem por Ribeiro no Twitter. Em julho, ela havia publicado em sua página um texto intitulado `Quem será que gostaria de ver a Ilona fora do MEC/SEB?` no qual cita questões que circularam nas redes sobre ela.

Conhecida na área da educação, Ilona foi uma das autoras do currículo de Língua Portuguesa da cidade de Sobral, no Ceará- uma das referências na educação pública brasileira. Antes de ir para o MEC, Ilona trabalhava como consultora na área de educação. A educadora já foi ex-diretora executiva da Fundação Lemann, entre 2001 e 2011.

Desde o ano passado, a educadora tem demonstrado aproximação com o governo, o que surpreendeu inclusive seus pares na área educação. Em outubro, participou ativamente da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe) compondo o grupo de especialistas para assessorar o desenho da política educacional para a área.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou uma nota nesta quarta-feira apoiando a mudança. Segundo o Consed, ` o ministro Milton Ribeiro fez uma escolha acertada para a Secretaria de Educação Básica do MEC.`

O comunicado destaca que Izabel Pessoa `conhece a realidade das redes, tem experiência em áreas prioritárias da Educação, como a formação de professores, e um bom diálogo com estados e municípios.`

 

Menu de acessibilidade