Inep cria nova avaliação para escolas de educação básica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma nova forma de avaliação da qualidade de ensino será aplicada às escolas de educação básica da rede pública, segundo a coordenadora-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiza Massae Uema. O novo exame, que deve ocorrer entre os dias 16 e 30 de novembro, irá complementar o levantamento por amostragem realizado desde 1995 pelo Ministério da Educação, ao qual são submetidos cerca de 400 mil alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª, do ensino médio. 
 
“Às vezes tem uma escola em frente à outra e elas têm desempenhos diferentes. Isso levanta questões e reflexões sobre o que é que pode estar fazendo a diferença para que escolas que têm infra-estrutura ou professores com formação similares tenham desempenho melhor que outras“, diz Uema.  
 
A chamada Avaliação Nacional de Rendimento Escolar irá atingir cerca de 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries matriculados nas 43 mil escolas da zona urbana que têm mais de 30 matriculados nestes anos. A mudança na avaliação deverá se refletir também no volume do investimento necessário. Serão cerca de R$ 55 milhões contra os R$ 6 milhões gastos pela avaliação por amostragem, que será realizada nos dias 7 a 11 de novembro. 

Menu de acessibilidade