6º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ato de ler deve ser desenvolvido desde a infância, alimentado durante a adolescência e mantido pelo resto de nossas vidas. Essa prática se consolida a partir do momento em que a literatura nos toma pela mão, e nos leva a conhecer o mundo da imaginação. 
 
É pensando na importância de alimentar a imaginação das crianças, por intermédio da leitura, que a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, realiza seu “6º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens“, de 16 a 26 de Setembro, no Galpão das Artes do Museu de Arte Moderna (MAM), com o patrocínio da PETROBRAS e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No Salão, crianças e adolescentes têm a oportunidade de manusear livros de literatura e informativos, podendo partilhar o ato de ler com pais, parentes e amigos. 
 
Em um espaço de aproximadamente oitocentos metros quadrados, estarão expostos livros para crianças e adolescentes, das mais diversas editoras.Além dos estandes com editores, a FNLIJ oferece dois espaços para os visitantes desfrutarem da Leitura: na Biblioteca/FNLIJ estarão mais de dois mil livros, todos de acordo com o padrão de qualidade que caracteriza as seleções da FNLIJ, há mais de trinta anos. Outra grande atração é o Espaço FNLIJ de Leitura, destinado aos lançamentos de obras, conversas de autores com seus leitores e onde também ocorrem as performances dos ilustradores para o público, este ano estará em novo local, uma tenda anexa ao Galpão. 
 
A grande homenageada do “6º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens“ será a escritora Lygia Bojunga, ganhadora do prêmio Hans Christian Andersen, do IBBY, em 1982, e que recentemente foi agraciada com o prêmio concedido pelo governo sueco, o ALMA – Astrid Lindgren Memory Award. Lygia, que está na Europa e virá ao Rio especialmente para o 6º Salão, terá um estande de sua editora, a Casa Lygia Bojunga, onde estarão expostos todos os seus livros. 
 
Dois outros estandes especiais farão parte do evento. Um deles será dedicado à literatura indígena para crianças, que vem despertando um crescente interesse no público, sendo 2004 o último ano da Década dos Povos Indígenas, decretada pela UNESCO. Haverá, inclusive, a presença de diversos escritores indígenas. 
A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEI-LIJ, também contará com um estande especial. Antiga e importante parceira da FNLIJ desde o primeiro Salão, este ano virá como apoiadora oficial do evento. 
 
O já tradicional “Seminário de Literatura Infantil e Juvenil da FNLIJ“ ocorrerá paralelamente ao Salão, na cinemateca do MAM. Nele se discutirá “O livro como instrumento de formação e desenvolvimento de crianças e jovens“. Tema esse que fôra debatido há exatos trinta anos, durante o 14º Congresso do IBBY, realizado no Rio de Janeiro. O objetivo é traçar um paralelo com o passado, avaliando o presente, para, finalmente, planejar o futuro. 
 
Maiores informações clique aqui

Menu de acessibilidade