5 mil escolas públicas estão conectadas via banda larga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Duas mil e quinhentas escolas públicas já receberam internet banda larga. O balanço foi feito durante o 52º Painel da Associação Brasileira das Telecomunicações (Telebrasil), na Costa do Sauípe. O secretário de Educação Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky, representantes das empresas de telefonia, da Casa Civil, do Ministério das Comunicações, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Telebrasil fizeram uma reunião para avaliar os trabalhos.  
 
O programa foi lançado em abril pelo MEC e a meta para o primeiro bimestre, instalar a conexão em 2 mil escolas, já foi cumprida. Um dos problemas detectados nesses primeiros meses pelas teles é a falta de estrutura em algumas escolas para receber o cabeamento. Em alguns lugares, o laboratório de informática não existia mais ou a diretoria negou-se a receber os técnicos das empresas porque não havia sido comunicada sobre a instalação.  
 
“Percebemos que há a necessidade de comunicar a todas as secretarias de educação quais escolas serão beneficiadas e quando. Isso foi agora ajustado em um termo de compromisso, o MEC vai repassar isso para a gente responder sobre a validação da escola“, explicou o vice-presidente do Consed, Adeum Sauer. As escolas que não tiveram a estrutura passarão a vez para aquelas que já podem receber a banda larga até que estejam adequadas.  
 
O programa de banda larga prevê que 56 mil escolas sejam beneficiadas até 2010. Desse total, 40% devem ser instaladas em 2008, 40% em 2009 e os 20% restantes em 2010. O acordo entre governo e teles foi feito a partir da troca da obrigação das operadoras de telefonia em instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) e levar aos municípios um sistema chamado backhauls, que é a infra-estrutura de rede para conexão em banda larga.  
 
A avaliação foi positiva. “Se as empresas não instalarem a rede dentro dos prazos serão multadas, então não tenho a menor dúvida que as metas serão cumpridas“, avaliou o secretário executivo da Telebrasil, César Rômulo. Durante o painel, Bielschowsky apresentou o Portal do Professor, que será lançado ainda em junho e disponibilizará conteúdos multimídias para serem usados em sala de aula. Rômulo lembrou que é fundamental que o governo desenvolva os conteúdos digitais pedagógicos.  
 
Eles [MEC] estão cientes de que é preciso capacitar os professores e fornecer esse material, afirmou Rômulo. Ele não descarta que no futuro as empresas possam estabelecer parcerias com o governo para disponibilizar os conteúdos. A gente quer que esse investimento seja otimizado na melhoria da qualidade do ensino. O resultado é criança melhor capacitada, apontou.  
 

Menu de acessibilidade