2ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos será em Atibaia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A segunda edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, cujo tema será Livro é o que nos une, será realizada pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) entre os dias 2 e 4 de agosto de 2023. Este ano, o evento ocorre no Tauá Resort & Convention, em Atibaia, São Paulo, e mais uma vez reunirá profissionais da área editorial com o objetivo de discutir e debater as mais recentes tendências e as novidades do mercado.

Após debater temas relevantes como design gráfico, marketing editorial, estratégias de vendas, gestão de projetos, tecnologia digital, inteligência artificial, entre outros, os participantes poderão ainda conferir palestras ministradas por experientes profissionais nacionais e internacionais de diversas áreas, participar de workshops interativos e, acima de tudo, estabelecer contatos profissionais.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, a realização da 2ª edição do evento será fundamental para o segmento editorial. “Este encontro é uma grande oportunidade para que os diversos segmentos do nosso setor possam estar juntos e debater com profundidade os desafios e as oportunidades do mercado editorial”, afirma, em nota.

Na programação – que ainda está em construção – já estão confirmados nomes como Julian Sandell (Ingram), Peter Schoppert (NUS Press), Mel Griffin (Livraria Griffin Books), Camila Cabete (Árvore), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Marcos da Veiga Pereira (Sextante), entre outros.

Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira (22). Os valores variam de R$ 536,80 para associados e R$ 766,70 para não associados. Além disso, a organização do evento oferece pacotes exclusivos com desconto na hospedagem e outros serviços, tudo isso pelo Sympla.

Este ano, o evento conta com o patrocínio da MVB e tem o PublishNews como mídia oficial, além de receber o apoio das principais entidades do livro: Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional do Estado de São Paulo (Abigraf-SP), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Associação Nacional de Livrarias (ANL), International Publishers Association (IPA), Liga Brasileira de Editoras (Libre), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Two Sides Brasil, além do apoio institucional da Distribuidora Loyola e das Editoras SESC e SENAC.

Curadoria

Nesta edição, a curadoria do evento é de responsabilidade da Cássia Carrenho, sócia e diretora de comunicação da Escola LabPub. Formada em Artes Gráficas, Cássia começou sua carreira como diagramadora de livros, mas se estabeleceu na comunicação e no marketing e trabalhou por quase sete anos em uma ONG. Em 2011, voltou para o mercado editorial e trabalhou por seis anos no PublishNews. Em 2017, junto com o André Castro, montou a LabPub, uma escola 100% EAD voltada para o mercado editorial. Já desenvolveu projetos de curadoria dentro da Flip, como a casa Santa Rita de Cássia, e da Bienal do Livro de SP, no KDP, além de outros eventos literários.

“Recebi o convite para ser curadora com muito entusiasmo. O Encontro é um evento importante para toda a indústria do livro, o único que reúne profissionais de vários setores para ouvirem sobre os temas mais relevantes para o nosso mercado. A pergunta que logo surgiu foi: como melhorar um evento que já foi tão bem-sucedido na sua primeira edição? Como trazer a experiência que tenho com alunos e professores do meio editorial para o evento?”, comenta.

“Não há dúvida de que precisamos ouvir e debater ideias, mas esse ano, acrescentamos um foco prático na programação. Os participantes vão ouvir as ideias mais atuais de grandes profissionais, do Brasil e do mundo, e participarão de painéis nos quais aprenderão na prática o que está sendo feito no mercado editorial e como pode ser implementado no seu dia a dia”, adianta Cássia. “Meu desejo é que todos saiam do evento com ideias na cabeça e planos práticos para colocar em ação”, acrescenta.

Confira a programação do evento, que ainda está em construção e ainda terá alterações e inclusões.

Salão São Paulo

  • Ingram Print on demand: o que podemos aprender com a experiência de mercados já desenvolvidos?
    Participante: Julian Sandell, Global Business Development Manager da empresa Ingram.
  • Inteligência Artificial (AI): As preocupações de um editor de livros, com a participação de Peter Schoppert, Diretor da NUS Press.
  • Inteligência artificial: o impacto e os limites na produção de conteúdo
    Participantes: Fernando Tavares, sócio-fundador em Booknando e Volyo Audiobooks,
    Frederico Flores, fundador da ScaleUp.
    A mediação será de Ricardo Costa, CEO da MVB.
  • Griffin Books: a livraria independente vencedora do British Book Award
    Participação de Mel Griffin, proprietária da Livraria Griffin Books.
  • Como potencializar as vendas produzindo conteúdo a partir dos livros
    Painel de Luciana Fracchetta, cofundadora e diretora de comunicação da Antofágica.
  • PNLD literário: como atender e formatar um livro para participar do programa
    Painel de Carla Bettelli, consultora PNLD Literário em Balão Editorial.
  • Como será a Lei Cortez na prática?
    Participação de Alexandre Martins Fontes, proprietário da Livraria Martins Fontes e Marcos Pereira da Veiga, proprietário da Editora Sextante.
  • O poder de transformação do livro: como o mercado editorial pode ser agente de incentivo à leitura, educação e mudança social?
    Participação de Paulo Cesar Marciano, fundador da Editora e Gráfica Heliópolis.

Sala Maranhão

  • Marketing de comunidade: como construir uma comunidade em torno de uma marca
    Painel de Marcílio Augusto Lara, Consultor de Comunidades de Marca na Tribos.
  • Modelo de negócios digitais: formatos, previsão de ganho, mercado e novas tecnologias
    Painel de Camila Cabete, Head of Content em Árvore.
  • Papel e impressão: aprenda a escolher os que trarão melhor resultado para seu livro
    Painel de Luis Felipe Cunha, consultor da área de vendas de gráficas na Universidade Paulista (UNIP).
  • Gestão de equipes: como montar e gerir uma equipe de alta performance,
    Painel de Daniela Senador, consultora e Professora de Gestão e Liderança.

 

Publicado por PublishNews em 20/06/2023.

Menu de acessibilidade