23 de abril, o Dia Mundial do Livro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O 23 de abril foi escolhido pela Unesco para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor não por acaso. Existe um forte simbolismo em torno dessa data. Foi nesse dia, afinal, que morreram, em 1616, nada mais nada menos do que Miguel de Cervantes e William Shakespeare. E, ainda, o escritor Inca Garcilaso de la Vega. E cada qual em seu canto. Para aumentar mais esse encanto, foi também nessa data que vieram ao mundo autores como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. 
 
A Unesco, então, passou a incentivar os países a comemorarem a data. Em Barcelona, há tempos homens e mulheres trocam flores e livros numa festa de rua muito bonita, onde repetem o gesto imortalizado pela lenda de São Jorge e a Princesa Marguerita.  
Essa mesma tradição teve início no Brasil, na década de 1990, em Ribeirão Preto (SP), onde deu origem à charmosa Festa do Livro que reunia, a cada ano, centenas de pessoas para brindar seu amor à leitura. Este ano, no entanto, ela não vai acontecer. 
 

Dia do Livro: Unesco discutirá livros e idiomas 
 
A ONU resolveu aproveitar a data para promover uma série de debates pelo mundo afora sobre a ligação entre livros e línguas. As atividades serão lideradas pela Unesco, que, a cada ano, pela décima terceira vez consecutiva, aproveita o 23 de abril para propor uma temática diferente para reflexão. 
 
 

Menu de acessibilidade