A Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) divulgaram o 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil – referente ao período de 9 de outubro a 5 de novembro – e que apresenta um fôlego ao setor, que segue em queda desde julho.
O 11º período – que antecede Black Friday – registrou uma queda no volume de 2,65%, sendo 3,65 milhões de obras comercializados em 2023, contra 3,75 milhões no mesmo período em 2022. Em faturamento, com um preço médio 5,54% superior, o setor arrecada R$ 166,77 milhões contra R$ 162,32 milhões no ano anterior, o que representa uma variação positiva de 2,74%.
“Esperamos que o atual período represente para o setor livreiro uma virada de chave tanto para os resultados que ainda virão da Black Friday, como depois para o Natal. Com a chegada de novos lançamentos e a disposição para o consumo, esperamos que os resultados deste fim de ano nos ajudem a compensar ao menos parcialmente a queda acumulada e também indique aos editores caminhos para os próximos períodos”, avalia Dante Cid, presidente do SNEL.
No acumulado do ano, a performance de 2023 apresenta queda de 0,41% no valor, sendo R$ 2,06 bilhões em 2022 contra R$ 2,05 em 2023. Já no volume, a queda é maior: 6,13%.
Ainda no comparativo do ano, é possível observar uma menor variedade de ISBNs movimentados. No ano passado, o setor registrava 364.836, contra 363.781 este ano. Uma queda de 0,29%.
Já em relação ao preço médio, a variação positiva é de 6,09%, saindo de R$ 43,24 em 2022 para R$ 45,87 este ano.
“O período interrompe quatro quedas sequenciais e esboça reação. As vendas de fim de ano serão desafiadoras para a intenção de positivar o saldo, ao menos nas vendas em valor”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da divisão Nielsen Book no Brasil.
Importância dos gêneros
Seguindo o padrão visto nos últimos meses, Não Ficção Trade é o único gênero que apresentou crescimento 2,5 p.p. no período, passando a representar 29,5% do faturamento do setor.
Infantil, Juvenil e Educacional (-1,14 p.p.), Não Ficção Especialista (-1,02 p.p.) e Ficção (-0,35 p.p.) seguem com resultados negativos.
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Metodologia
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente. A Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
Publicado por Talita Facchini – Publishnews em 28/11/2023.