Com o objetivo de fortalecer o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e promover soluções concretas para os desafios enfrentados pelas redes de ensino, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realizou nos dias 8 e 9 de maio, em Brasília, um workshop que reuniu especialistas das três instituições, representantes de editoras e diversos profissionais do setor. Com o tema “Desafios e caminhos concretos para o PNLD: construindo soluções a partir da realidade”, a programação incluiu painéis temáticos, grupos de trabalho e plenárias, promovendo a integração entre as diferentes áreas que atuam no desenvolvimento e na execução do programa.
O principal objetivo do encontro foi promover a integração entre diferentes áreas do programa, fortalecendo o PNLD a partir da identificação dos desafios existentes e da construção de soluções práticas e viáveis. A metodologia adotada, Problem-Driven Iterative Adaptation (PDIA) – ou Abordagem de Implementação Dirigida por Problema –, estimulou o diagnóstico colaborativo e a criação de planos de ação com base nas realidades enfrentadas pelas redes de ensino.
A abertura foi conduzida por Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE, Delson Silva, diretor de Tecnologia e Inovação do FNDE, Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB/MEC, e Alan Silva, professor e doutor da UFAL. “O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo e é fundamental que as soluções propostas considerem as necessidades reais das escolas públicas brasileiras,” afirmou Anderson Sampaio, destacando a importância do trabalho conjunto para enfrentar os desafios do programa.
Delson Silva também ressaltou a importância da inovação tecnológica para garantir a qualidade e a eficiência do PNLD. “É preciso modernizar nossos processos para assegurar que os materiais cheguem com mais agilidade e qualidade às escolas. A integração tecnológica é um caminho necessário para fortalecer o acesso ao conhecimento,” pontuou o diretor.
Ao longo dos dois dias de evento, os participantes compartilharam experiências, analisaram dados e formularam propostas para aprimorar a execução do PNLD, com foco na ampliação do acesso dos estudantes a materiais didáticos de qualidade. As discussões devem orientar a elaboração de novas diretrizes e metodologias, promovendo um aprendizado mais inclusivo, efetivo e alinhado às necessidades das escolas públicas brasileiras.
O workshop representou um passo importante para a evolução do PNLD e para o fortalecimento das políticas educacionais no país, reafirmando o compromisso do FNDE, do MEC e da UFAL com a melhoria contínua da educação pública.