Vocabulário é tema de novo capítulo do Curso ABC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“Desenvolvimento do Vocabulário” é o tema do terceiro capítulo da Parte B do Curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). Escrita por Irene Cadime, da Universidade do Minho (Portugal), a unidade traz definições, instruções e sugestões para os professores-alfabetizadores. de modo ajudá-los a desenvolver nos seus alunos a capacidade de conhecer as palavras, bem como seus reais significados.

Cadime define vocabulário como “dicionário interno e pessoal do indivíduo, ou seja, a lista de todas as palavras que conhecemos”. No entanto, ela chama a atenção para a dificuldade de se definir o que é conhecer uma palavra, uma vez que a criança pode ouvi-la em determinado contexto, sem saber exatamente sua definição. O aluno pode, ainda, ter apenas uma vaga ideia do seu significado, além de ser possível também conhecer apenas um dos seus conceitos e não todos que ela pode assumir.

A autora acredita que o professor tem o papel central de promover a aquisição e o aprofundamento de vocabulário em sala de aula. Para isso, ela defende o seu ensino explícito de forma integrada, também a partir de interações produtivas com textos, tarefas e debates orais correntes em sala de aula.

Curso ABC

Parte do Programa Tempo de Aprender, o Curso ABC é resultado da cooperação internacional entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). A capacitação já conta com mais de 173 mil inscritos e está como segundo no Ambiente Virtual do MEC (Avamec), contabilizando mais de três milhões de acessos.