Ribeirão Preto e Minas Gerais sediam eventos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Executivos de mais de cem editoras do País participam, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, de 7 a 10 de agosto, do 31º Encontro Nacional dos Editores e Livreiros promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). “O encontro é uma oportunidade única de reunir empresários, lideranças e autoridades políticas envolvidas com a questão do livro“, afirma Oswaldo Siciliano, presidente da CBL. A reunião despertou interesse de cinco gigantes da indústria gráfica e de papel e celulose – IBM, VCP, Ripasa, Quebecor World e Suzano -, que vão patrocinar o evento. Siciliano explica que Ribeirão Preto foi escolhida por ser uma cidade “pródiga no desenvolvimento de programas de leitura e por possuir um mercado amplo e qualificado“.

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada simultaneamente ao encontro, já é considerada a quarta maior do País, sem contar as bienais. Para esta terceira edição da feira, que vai de 8 a 17 de agosto, são esperadas mais de 280 mil pessoas.

O setor editorial brasileiro encontra-se num período de “semi-estagnação“, segundo a CBL. Pesquisa da instiuição, que considera as 530 maiores editoras brasileiras, responsáveis por 95% da produção de livros no País, mostra que, em 2002, foram vendidos 338 milhões de exemplares (aumento de 2% em relação a 2001) e lançados 39,8 mil títulos (-3%), gerando um faturamento de cerca de R$ 2,1 bilhões – 4% menos que no ano retrasado.

Para o diretor comercial da Companhia das Letras, Marcelo Levy, “o encontro da CBL é o único fórum formal do setor e onde se pode discutir a situação do mercado, as tendências e trocar experiências, o que é muito importante para todo o mercado.“ A Companhia das Letras lança cerca de 150 títulos por ano. “Tivemos um final de ano excepcional no ano passado, com o lançamento de vários títulos fortes, o que nos fez ter um crescimento de 10% em relação ao ano anterior“, afirma. >> Leia mais  
 
Quarto Salão do Livro de Minas Gerais 
 
A Câmara Mineira do Livro promoverá, entre 7 e 17 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, o 4º Salão do Livro de Minas Gerais. Este ano, o evento, que irá homenagear os romancistas Graciliano Ramos e Pedro Naves, contará com a presença dos escritores Antônio Torres, Ignácio de Loyola Brandão, João Batista Melo, Antenor Pimenta, Luís Giffoni, Helena Jobim, Adão Ventura, Fernando Py e Antônio Barreto, entre outros. Mais informações www.salaodolivro.com.br  

Menu de acessibilidade