O aperfeiçoamento do sistema de formação de professores é ponto-chave para aumentar a qualidade do ensino básico no Brasil. Este foi um dos temas centrais nas discussões do 2º Seminário da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, promovido pelo Ministério da Educação, que terminou no dia 4 de março, em Brasília.
Os coordenadores dos 20 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação que promovem os cursos a distância debateram formas de melhorar o atendimento aos professores e aperfeiçoar o sistema de ensino.
A rede foi criada há um ano pelo MEC para tornar mais eficiente a formação dos professores em parceria com universidades. Pela primeira vez, uma iniciativa de 19 instituições de ensino superior permite a unificação da capacitação dos professores.
A coordenadora-geral de formação do MEC, Lídya Bechara, afirma que foram superadas as expectativas do seminário. “Os coordenadores não só estão trabalhando na melhoria do sistema de ensino, mas também aperfeiçoando os sistemas de redes de educação a distancia entre os centros”, afirmou. É o que o titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas, chama de institucionalização da formação dos professores. Segundo Chagas, o déficit na aprendizagem dos estudantes da primeira à quarta série só vai ser eliminado com a qualificação do docente. “Os alunos chegam à quarta série sem saber as quatro operações matemáticas e com dificuldades de interpretação de textos”, disse.
Tecnologia – A rede oferece programas de formação permanente com o uso de novas tecnologias de ensino e gestão em escolas e sistemas municipais e estaduais de educação. A meta é formar 400 mil professores da primeira à quarta série por meio de cursos a distância e de intercâmbio de conhecimento pedagógico com o apoio de universidades.
O programa é executado em 20 centros de pesquisa em 14 estados com o custeio de R$ 40 milhões, em quatro anos, financiados pelo Plano Plurianual do MEC. Os centros produzem material didático, elaboram cursos, programas de formação e materiais necessários à execução dessas atividades, desenvolvem tecnologias de gestão e firmam de acordos de cooperação para ampliar o alcance dos programas.