Programa Nacional Biblioteca da Escola 2003 tem novidades

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Alunos matriculados na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos receberão obras literárias em 2004 
 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) começa a preparar novo edital de convocação para inscrição de coleções de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2003). Os livros a serem distribuídos pelo programa chegarão aos alunos no início do ano letivo de 2004. 
 
A avaliação e a seleção das obras integrantes das coleções inscritas no PNBE/2003 serão coordenadas pela Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC) junto à Comissão Técnica do PNBE/2003 e ao Colegiado instituído pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque. 
 
Ao contrário dos anos anteriores, além de contemplar os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública, o PNBE/2003 distribuirá as coleções literárias aos alunos da 8ª série e também aos alunos da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno vai poder levar para casa uma coleção. Já as escolas que oferecem turmas dessas séries serão contempladas com as oito coleções. Para isso, elas deverão estar cadastradas no Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). 
 
As coleções serão compostas por obras de poesia ou antologia poética brasileira; de conto brasileiro ou antologia de contos brasileiros; novelas; obras clássicas da literatura universal, traduzidas ou adaptadas; peças teatrais; biografias ou relatos de viagens; ensaios ou reportagens sobre um aspecto da realidade do País. Sendo que, para a 4ª série a coleção será composta por cinco livros, para a 8ª por quatro livros e seis livros para o EJA.  
 
O objetivo do PNBE é garantir aos alunos e professores do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos o acesso à cultura e à informação. O programa pretende, também, compor o acervo das bibliotecas de escolas públicas brasileiras, apoiar a difusão de programas que incentivem o hábito da leitura estimulando essa prática como apoio ao exercício de reflexão, da criatividade e da crítica.  

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