Programa de formação de professores vai receber R$ 8,68 milhões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 3/05 a resolução que regulamenta o Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação irá liberar, nos próximos dias, os recursos destinados ao programa. Para sua execução, foram destinados pela União R$ 8 milhões e 685 mil, que serão liberados em duas parcelas, até o final deste ano.  
 
Desde 1998, o Proformação capacita professores da 1ª à 4ª série do ensino fundamental e das classes de alfabetização da rede pública por meio de cursos de magistério de nível médio. Implementado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) em 1998 e funcionando sob a responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o Proformação é desenvolvido em parceria com estados e municípios, tendo capacitado mais de 30 mil professores nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo a gerente do programa, Luciana Gatto, o nível de aprovação dos professores é de mais de 85%, e 60% deles são oriundos da área rural.  
 
 
Novidades – A partir de julho, os professores do estado do Amazonas, que estavam fora da capacitação desde 2002, voltam a ser treinados, e os de Roraima ingressam no sistema. Segundo Luciana Gatto, a partir de 2005 professores dos estados de outras regiões começarão a ser atendidos pelo programa. Algumas modificações estão sendo feitas para que o atendimento contemple professores que atuam na educação infantil. O sistema de capacitação é composto por professores leigos, professores formadores e tutores. Os leigos, que irão receber o diploma de magistério, cursam quatro módulos disciplinares durante dois anos. 
 

Menu de acessibilidade