Professores participam de curso de formação continuada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em 2004, 20 mil professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental serão beneficiados com cursos de formação de professores de Matemática e Língua Portuguesa. Trata-se da expansão do Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), programa elaborado pelo Fundescola/MEC, que será implantado em estados e municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 
 
De acordo com os convênios firmados entre o Fundescola/MEC e as secretarias estaduais de Educação e prefeituras, serão investidos R$ 5 milhões no Programa de Formação Continuada (Programa de Melhoria do Rendimento Escolar – Ação 10). Além dos convênios, o Fundescola fornecerá material didático aos professores cursistas e apoiará o trabalho dos especialistas estaduais e municipais que atuarão junto aos formadores locais. 
 
As secretarias de Educação irão contratar os especialistas, formar os professores que vão atuar na formação dos cursistas, além de coordenar, acompanhar e monitorar os cursos.  
 
O Programa Gestar é desenvolvido pelo Fundescola em duas modalidades: Gestar I – para professores de 1ª a 4ª série e Gestar II para os de 5ª a 8ª série. Seu principal objetivo é a melhoria do desempenho dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da formação continuada de professores.  
 
Estratégia – O Gestar utiliza material didático especialmente produzido pelo Fundescola e associa a teoria às questões práticas do cotidiano do professor. Uma parte dos estudos é realizada individualmente e a outra em grupos reunidos em uma escola-pólo, onde os professores recebem acompanhamento de um professor-formador. 
 
Na área de Matemática, por exemplo, o programa propõe ao cursista trabalhar com seus alunos a resolução de problemas por meio de vários recursos, como desenhos e jogos pedagógicos: dominó, bingo, jogo da memória, xadrez, quebra-cabeça. Na Língua Portuguesa, trabalha-se com os vários tipos de textos e gêneros.  
 
O Gestar foi iniciado em 2001 e dividido em quatro etapas. O piloto atendeu aos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, além dos municípios de Campo Grande (MS) e Salvador (BA). Participaram do programa, na primeira etapa, 1.156 professores de 80 escolas, beneficiando um total de 34 mil alunos de escolas públicas. 
 
Após o piloto, o Gestar foi levado para professores de outros sete estados e 16 municípios, totalizando 5 mil cursistas, 314 escolas e 113 mil alunos. Na segunda expansão (terceira etapa), alcançou mais seis municípios e dois estados, totalizando cerca de mil cursistas, 68 escolas e 15 mil alunos. A última expansão, ou quarta etapa, beneficiou cerca de 1,8 mil professores de 156 escolas e 56 mil alunos. Esta última turma concluirá o programa em julho deste ano. No total, aproximadamente 9 mil professores do ensino fundamental das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram beneficiados, além dos 20 mil que irão ingressar no programa este ano.  
 
Fundescola – O Fundescola é um programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Governo Federal e com empréstimos do Banco Mundial. Atua em áreas de atendimento prioritário, formadas por microrregiões com municípios mais populosos. Atualmente, o Fundescola atende 384 municípios e 19 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com um total de cerca de 10 mil escolas públicas estaduais e municipais. O programa envolve recursos no montante de US$ 1,3 bilhão.  
 
 
 
 
 
 

Menu de acessibilidade