‘Produção e Vendas’ evidencia efeitos da pandemia no setor editorial brasileiro

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Ao longo de 2020, muito se ouviu sobre a possibilidade de os e-commerces que operam a categoria livros tivessem ganhado musculatura. Com as livrarias físicas fechadas durante parte do ano por conta da pandemia, boa parte das vendas migraram para esses ambientes virtuais. Mas pouco se sabia quantificar esse fenômeno. Nesta terça-feira (25), foram apresentados os resultados da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e o mercado do livro nacional pode ter essa resposta. O canal “Livrarias Exclusivamente Virtuais”, onde a Amazon e o Submarino têm papel fundamental, ganharam inequívoca robustez em 2020. As editoras venderam, por esses canais, 53 milhões de exemplares (em 2019 foram 21 milhões) e faturaram R$ 923,37 milhões (R$ 502 milhões em 2019). A participação desse canal no faturamento das editoras registrou crescimento de 84% e ele já é o segundo maior canal de vendas de livros no Brasil, representando 24,8% das vendas das editoras. Em 2020, as editoras brasileiras produziram, juntas, 314 milhões de exemplares de 46 mil títulos; venderam 354 milhões de exemplares e obtiveram faturamento de R$ 5,17 bilhões. Na comparação com 2019, todos esses índices apresentam queda. Considerando apenas as vendas a mercado, ou seja, tirando dessa conta as vendas realizadas para governos, o setor apurou faturamento de R$ 3,73 bilhões, o que representa queda nominal de 6,14%. Considerando a inflação, pode-se dizer que o setor encolheu 10% em relação a 2019. Queda importante também nas vendas governamentais que totalizaram R$ 1,44 bilhão, variação negativa de 14,96% em relação ao ano anterior. O tombo de 84,3% nas vendas do PNLD Literário justificam essa diminuição abrupta. A matéria completa sobre a Produção e Vendas – ano base 2020 está no PublishNews+, plataforma exclusiva para assinantes do PN. Clique aqui para ler a sua íntegra.

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