Prêmio Qualidade na Educação Infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estímulo à leitura dá prêmio a professora na Bahia 
 
A professora Ana Inês Matos Novais gosta de aliar o lúdico aos seus trabalhos pedagógicos, estimulando com leveza a leitura, a escrita e o conhecimento das crianças. Para romper com a rotina e puxar o interesse dos 25 alunos de uma das suas turmas, Ana Matos criou atividades a partir da leitura e reconto do livro A Bonequinha Preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira, e venceu pelo estado da Bahia o Prêmio Qualidade na Educação Infantil-2002. 
 
Ela recebe o prêmio este mês, em Brasília, em solenidade que vai contar com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Educação, Paulo Renato Souza. 
 
A professora Ana Inês trabalha na Escola Osvaldo Cruz, no bairro Rio Vermelho, em Salvador (BA). Fábrica de Brincar, Olhando o Céu e A Bonequinha Preta são projetos lúdicos que ela realiza com seus alunos. Depois de ler o A Bonequinha, os alunos construíram uma boneca de sucata com a qual criaram um vínculo afetivo. Para complementar, a professora lhes entregou uma boneca de pano preto. Eles se interagem com a personagem do livro de maneira variada, enfatizando elementos da linguagem e da cultura popular. 
 
Ana Inês utilizou os Referenciais Curriculares da Educação Infantil para fundamentar seu projeto, que abordou questões socioculturais, de gênero, etnias e atividades com sucata e desenhos, entre outras. Como vencedora do prêmio ganhará R$ 3 mil, certificado de premiação e kit contendo material para trabalho com crianças. A Secretaria de Educação do primeiro classificado, este ano, Santa Catarina, receberá um veículo com materiais pedagógicos, brinquedos, livros, instrumentos musicais, discos, TV, vídeo e computador. 
 
**Em sua terceira edição, o Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2002 é uma parceria do programa Acorda, Brasil. Está na Hora da Escola! e da Secretaria de Educação Fundamental, ambos do MEC, com a Fundação Orsa e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime). Contempla experiências de sucesso no atendimento escolar de crianças de zero a seis anos de idade em todo o País. A cada edição o RedeMEC publica o resumo de dois trabalhos premiados. A entrega do Prêmio será feita este mês, em Brasília. Os professores serão recebidos pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza. 
 
 
Valorização do livro também merece premiação em Tocantins  
 
O aniversário de Monteiro Lobato é sempre comemorado na Escola Municipal Jorge Amado de Palmas (TO), que atende mais de mil alunos do pré-escolar a 8a série, filhos de famílias que não concluem além do ensino fundamental como escolaridade média e têm renda entre um e quatro salários mínimos.  
Este ano, as atividades ganharam força com a campanha Tempo de Leitura do Ministério da Educação, que contemplou alunos de 4a e 5a séries com uma coleção de cinco livros literários do programa Literatura em Minha Casa.  
 
Aproveitando a campanha, a professora Francisca Antônia dos Santos Neri, 28 anos, decidiu ampliar a semana de atividades literárias para desenvolver, durante um mês, o projeto Leitura no Pré-Escolar, com seus 24 alunos. “A televisão tira um pouco o interesse das crianças pelos livros e quis mostrar aos meus alunos que a leitura e releitura de contos pode ser muito interessante“, conta a professora.  
 
E ela não perdeu tempo, partiu da teoria para a prática, dando oportunidade aos alunos de conhecerem vários contos e desenvolverem suas próprias histórias. A experiência resultou na produção do livro Contos: conte e reconte o seu e é vencedora por Tocantins do Prêmio Qualidade na Educação Infantil. O prêmio contempla projetos pedagógicos inovadores com crianças de zero a seis anos de idade de escolas públicas. 
 
“A premiação trouxe mais entusiasmo a todos os meus colegas aqui na escola“, diz a professora de Tocantins, orgulhosa de ter seu trabalho reconhecido nacionalmente. 
 
 
 
 

Menu de acessibilidade