Prazo para escolha de obras didáticas para o ensino médio termina na próxima quarta-feira, dia 11

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Termina na próxima quarta-feira, dia 11, o prazo para a escolha de obras para o ensino médio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021 – Objeto 2 – Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas. Gestores, coordenadores pedagógicos e professores têm até essa data para selecionar os livros mais adequados aos projetos pedagógicos de cada unidade de ensino. Após essa decisão conjunta, a escolha deve ser registrada pelo gestor escolar no sistema PDDE Interativo/Simec.

Para auxiliar na seleção, está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Guia do PNLD 2021, que contém resenhas das obras que integram o programa e o acesso a cada livro na íntegra. Estão disponíveis para escolha obras por área do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), além de obras didáticas específicas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática).

“É um material didático original, elaborado com base nas diretrizes do Novo Ensino Médio, e que será distribuído pela primeira vez para as escolas públicas de todo o país”, afirma a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nádja Cézar.

Como regra básica, se a escola não deseja receber livros de alguma área, é obrigatório indicar essa intenção no sistema. Além disso, será preciso apontar quais volumes serão utilizados em cada ano/série, já que o FNDE fará a distribuição com base no alunado registrado no Censo Escolar, que agrupa os estudantes por série. Também é necessária a inclusão da ata de reunião da escolha no sistema PDDE Interativo/Simec, demonstrando que o registro de escolha é resultado de uma decisão coletiva do corpo docente. Mais orientações estão disponíveis no portal do FNDE.

Menu de acessibilidade