Prazo para escolha das obras didáticas do PNLD 2023 é prorrogado até 25 de setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Professores, orientadores educacionais e diretores de escolas dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano) têm até dia 25 de setembro para selecionar as obras didáticas do Objeto 1 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2023 (PNLD 2023), que serão utilizadas por estudantes e professores das redes públicas de ensino a partir do próximo ano letivo. A escolha deve ser feita na plataforma PNLD Digital, novo sistema que será utilizado para realizar as ações relacionadas ao PNLD.

Para auxiliar na escolha, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação disponibilizam no portal do FNDE o Guia do PNLD, que contém resenhas sobre as coleções aprovadas. Ao analisar o guia, professores, coordenadores pedagógicos e diretores poderão selecionar os projetos mais adequados à realidade de cada escola.

As escolas deverão registrar a escolha para as seguintes obras:

  • Categoria 1 – por área: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e História).
  • Categoria 2 – por componente: Arte, Educação Física, Geografia, História e Projetos Integradores.

Para cada área ou componente/especialidade deverão ser escolhidas duas opções, de editoras diferentes. Caso não seja possível a contratação da editora da 1ª opção, serão distribuídos os livros indicados da 2ª opção. Para facilitar o registro da escolha no PNLD Digital, o FNDE publicou um manual de orientações em seu portal eletrônico.

Também foi disponibilizado um ofício, na última terça-feira (13), direcionado a escolas e secretarias de educação que encontraram dificuldades em acessar o sistema, destacando que, caso necessário, o prazo para a escolha dos exemplares didáticos será estendido. Em caso de dúvidas ou problemas, as comunicações com o FNDE devem ser concentradas nas secretarias de educação, com informações da escola (INEP, nome, UF, município) e do secretário de educação e/ou do diretor (nome, CPF e e-mail).

Menu de acessibilidade