PNLD Digital e parceria com bibliotecários entram em debate no 16º Encontro Técnico Nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Belém, no Pará, o 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro tem abordado temas relevantes para o aprimoramento da gestão do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Entre os assuntos em debate está o PNLD Digital, iniciativa desenvolvida para atender às atuais necessidades educacionais.

A novidade para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental é a previsão de adquirir livros digitais-interativos para o ano letivo de 2023, além das tradicionais obras impressas. “O PNLD passa por relevante processo de modernização. Um importante marco desse processo são os livros didáticos e literários disponibilizados em formato digital, pela primeira vez, para o próximo ano, para as escolas das redes públicas de educação do país”, ressaltou a coordenadora-geral dos Programas do Livro, Nádja Cézar.

Nesta quinta-feira (9), o terceiro dia do encontro trouxe como tema inicial a construção de regras para a participação do bibliotecário no programa, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro. “Estamos aqui para contribuir, fomentar essa parceria e demonstrar cada vez mais a importância que a biblioteca escolar tem nesse processo de incentivo à leitura e de formação de novos profissionais”, disse Cordeiro.

O dia também foi marcado por oficinas, com a participação ativa dos técnicos das redes de ensino, na ratificação do relatório de gestão do PNLD e outros assuntos relevantes para o programa, como o novo Ensino Médio.

Com 85 anos de atuação, o PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinadas a estudantes e professores das escolas públicas de educação básica do país.

Programação – Nesta sexta-feira, estão previstas palestras com a professora Edicleuma, da Secretaria de Educação do Amapá, que percorre o país contando histórias, e com o escritor Ilan Brenman, sobre o PNLD e a Literatura. Além do lançamento do Concurso “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro” e uma apresentação cultural com a Banda Vibe.

Menu de acessibilidade