PNLD 2005

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Reproduzimos a seguir as correspondências trocadas entre a Abrelivros e o FNDE tendo em vista os prazos de inscrição das obras para o PNLD 2005.  
 
Informamos que esta última correspondência da Abrelivros formaliza as reivindicações levadas em reunião, ocorrida em Brasília na tarde de 05/06/02, da qual participaram diretores da Abrelivros e do FNDE:  
 
 
I- “OFÍCIO N.º 118/2002 DIRAD  
Brasília, 28 de maio de 2002.  
Senhor Presidente,  
 
Acusamos o recebimento da correspondência, datada de 23/05/2002, dirigida a este Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, solicitando que seja fixada a data final da entrega das obras referente ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2005 em 30 de setembro próximo.  
 
2. Cumpre-nos informar a Vossa Senhoria que, a fim de executarmos o cronograma em tempo hábil, o processo de triagem deverá iniciar-se em 1º de setembro de 2002 com término ainda este ano.  
 
3. Dessa forma, lamentamos informar da impossibilidade de atendimento quanto à referida solicitação, ao tempo em que ratificamos o prazo para a entrega da documentação e das obras que será e 15 a 30 de agosto do corrente ano.  
 
Atenciosamente,  
 
OSVALDO JOAQUIM DE SOUZA  
Diretor de Administração e Produção”  
 
 
II-“ 030/02  
São Paulo, 6 de junho de 2002  
 
Ilmo. Sr.  
Osvaldo Joaquim de Souza  
DD. Diretor de Administração e Produção  
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE  
Brasília, DF  
 
Em vista dos entendimentos encetados em reunião no dia 5 de junho p.p. entre V.Sª. e representantes da Abrelivros, visando definir datas e critérios relativos à inscrição de livros didáticos para o processo de avaliação do PNLD/2005 – 5ª a 8ª séries, vimos solicitar que seja estudada a possibilidade de estabelecer as seguintes datas para a entrega dos protótipos das coleções a serem inscritas:  
 
até 12/08/02: 30%;  
até 30/08/02: 30%;  
até 30/09/02: 40% restantes.  
 
Em 2001, por ocasião da inscrição dos livros do PNLD 2004, entre a data de publicação do edital e o último dia do prazo para entrega dos protótipos, tivemos um intervalo de 90 dias, considerado exíguo, tendo em vista a exigência de emprego de mão-de-obra especializada, tecnologia complexa e logística de controle e fluxo para sua preparação.  
Prevendo neste ano a publicação do edital em 17/06/02 próximo e a finalização da entrega em 30/08/02, o prazo seria de apenas 73 dias, o que comprometeria importantes inscrições.  
Pela proposta acima, o IPT terá a possibilidade de iniciar o trabalho de triagem com 18 dias de antecedência em relação à data de 30/08/02, anteriormente sinalizada.  
Outro ponto que na opinião da Abrelivros garantirá o cumprimento do prazo de triagem é a previsão de termos uma quantidade de inscrições bem inferior às do PNLD 2004 (superior a 1.500). Em pesquisa realizada pela Abrelivros junto a seus associados, o número de obras inscritas não deverá superar 1.000 livros (500 professor / 500 aluno).  
Relembramos, conforme citado em correspondência anterior, que a solicitação sempre presente de estender as inscrições até 30/09/02 deve-se ao fato de fazer com que essa data coincida com o momento em que as editoras finalizam as edições didáticas – lançamentos, reformulações e atualizações – para divulgação junto às escolas privadas.  
Por último, reafirmamos a importância de que não seja realizada nenhuma alteração em relação ao edital anterior na questão da exigência de preparação e apresentação dos livros (espiral/protótipo).  
Sendo o que tínhamos para o momento, agradecemos sua preciosa atenção e subscrevemo-nos  
 
Atenciosamente,  
 
João Tissi  
1º Vice-Presidente”  
 
Assim que obtivermos as respostas às solicitações feitas pela Abrelivros, comunicaremos aos associados.  
 

Menu de acessibilidade