PNBE vai distribuir livros para 16,3 milhões de alunos de 1ª a 4ª série

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir do dia 1º e até 16 de setembro, todas as 135.948 escolas públicas brasileiras de 1ª a 4ª série do ensino fundamental poderão escolher os livros de diferentes gêneros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A escolha deverá ser feita via Internet, no sítio eletrônico www.fnde.gov.br. Para os alunos deficientes visuais, serão destinados livros adaptados ao Sistema Braille. 
 
Os acervos serão compostos por obras de diferentes gêneros literários e tipos de texto, desde poesias, quadras, parlendas e cantigas, passando por contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, mitologia, lendas, fábulas, apólogos, contos de fadas e adivinhas. Também estão incluídos livros de imagem e novelas (clássicos, terror, aventura, suspense, amor, humor). Não foram selecionadas obras adquiridas nas edições de 2001, 2002 e 2003 do PNBE, a fim de aumentar o número de títulos à disposição da comunidade escolar. 
 
Cada escola será contemplada de acordo com o número de matrículas registradas no censo escolar. Instituições com até 150 alunos receberão um acervo com 20 títulos. Escolas com 151 a 700 alunos receberão dois acervos com 20 títulos cada um, totalizando 40 títulos. Já as que possuem mais de 700 alunos terão direito a receber cinco acervos compostos de 20 títulos cada um, num total de cem títulos. Dessa forma, os 16.369.632 alunos das 135.948 escolas públicas receberão um total de 3.371.260 livros. 
 
Este ano, o FNDE vai investir R$ 49 milhões na aquisição desses acervos. Além de abranger diferentes gêneros, eles serão compostos de obras de diferentes níveis de dificuldade, de forma a que os alunos tenham acesso a textos com autonomia de leitura e a outros que devem ser lidos com a mediação dos professores. 
 
Após a escolha, será feita a negociação para a compra das obras. A sua distribuição deve começar ainda em 2005, devendo se estender até o primeiro semestre de 2006. 

Menu de acessibilidade