PMC: Setor de Livros, jornais e revistas registra queda de 7,7% em 2024

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O IBGE divulgou nesta quinta (13) os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do final de 2024, referente ao mês de dezembro. Segundo o estudo, as vendas no comércio varejista fecharam o ano com alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012 (8,4%).

Em dezembro – comparando com o mês anterior – as vendas no comércio no país variaram negativamente 0,1% e a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 0,8%.

No acumulado do ano, no entanto, Livros, jornais, revistas e papelaria foi a atividade que registrou a maior queda: -7,7%. Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) também fecharam no negativo.

“O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria já vem acumulando quedas há alguns anos, a última alta foi em 2022. Isso está relacionado ao crescente processo de digitalização de parte de seus produtos. O que vem sustentando essa atividade é o livro didático”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Dezembro: 2023 x 2024
Frente a dezembro de 2023, o volume de vendas do varejo aumentou 2%. É o 19º mês consecutivo de resultados positivos nesse indicador, com quatro atividades no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (10,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,4%).

Mais uma vez, Livros, jornais, revistas e papelaria apresenta a maior queda: -3,9% e é acompanhada por outras três atividades: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,2%).

Sobre a Pesquisa:
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação.

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