Números gerais da Lista dos Livros Mais Vendidos crescem 73% na Black Friday

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O comércio e os consumidores brasileiros incorporaram a Black Friday de forma definitiva ao seu calendário anual. Desde o início, as livrarias embarcaram nesse processo e o impacto disso se reflete na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. Entre os dias 22 e 29 de novembro, período que engloba a data promocional, os números gerais da Lista cresceram 73%, com destaque para Ficção (115%) e Infantojuvenil (133%) que tiveram crescimento de três dígitos na comparação com a semana anterior. Negócios (60%), Não Ficção (54%) e Autoajuda (22%) também apresentaram crescimentos importantes.

No Ranking Geral, os três primeiros colocados venderam, juntos, 26.665 unidades, isso é quase o dobro do que o pódio da semana anterior apresentou.

Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques, foi o campeão de venda da Black Friday. Somou 15.204 unidades vendidas. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, aparece em segundo, com 6.544. Os sete maridos de Evleyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid, completa o pódio, com 4.917.

A Black Friday movimentou os fundos de catálogo, mas também abriu espaço para novidades. Ao todo, 11 estreantes apareceram na lista pela primeira vez. Desses 11, três conquistaram um lugar no Ranking Geral.

Ficção foi onde apareceram mais novidades, cinco. A mais volumosa foi Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev. O livro ocupa a segunda posição da categoria e a quarta da Lista Geral, com 4.800 cópias vendidas na semana de estreia. A trama de Nas pegadas da alemoa coloca agentes da SS nazista na Floresta Amazônia para uma possível tomada das Guianas.

A categoria trouxe outras quatro novidades: De sangue e cinzas (Galera), de Jennifer L. Armentrout, aparece na 10ª posição da categoria, com 1.431; o box Amor & livros (Intrínseca), de Jenna Evans Welch, pontuou na 16ª, com 736; Malibu renasce (Paralela), de Taylor Jenkins Reid, na 17ª, com 735, e o box Trilogia dos Príncipes (Record), Elizabeth Hoyt, na 18ª, com 725.

Desperte a mulher brilhante que existe em você (Gente), de Kênia Gama, foi a estreante de Autoajuda. O livro que prometo mulheres a reencontrar o seu brilho interior conquistou o topo da categoria e o quinto lugar do Ranking Geral, com 3.764 unidades vendidas na sua semana de estreia.

Está em Negócios, mais um estreante que chegou ocupando um espaço no Ranking Geral. Ultracorajoso (Gente), de Joel Jota, ficou na terceira posição da categoria e na 16ª da Geral, com 1.886. No livro, o empreendedor e ex-nadador mostra como o leitor pode aplicar “quatro verdades incontestáveis” para alcançar a alta performance nos setores que envolvem o sucesso profissional.

Ainda em Negócios, apareceu pela primeira vez uma nova edição de Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker, que apareceu na 16ª posição da categoria, com 336 cópias vendidas. Outra edição do mesmo título aparece na posição de número cinco, com 1.306. Se somadas as duas versões, o livro teria 1.642, o que garantiria a posição de número quatro da categoria.

Momentos decisivos (Gente), dos flamenguistas Diego Ribas e Cahê Mota, também estreou em Negócios. O livro ocupa a 15ª posição da categoria, com 416.

Em Não Ficção, o estreante foi Discipulado dos imperfeitos (Angelus), do frei Wilter Malveira. O título aparece na sétima posição da categoria, com 1.063.

Completando o time de estreantes, Como o Rei de Elfhame aprendeu a odiar histórias (Galera), de Holly Black, aparece na 16ª posição de Infantojuvenil, com 715 cópias vendidas.

O Ranking Geral das Editoras tem o Grupo Companhia das Letras como líder. O conglomerado emplacou 21 títulos nessa semana. O Grupo Editorial Record aparece em segundo com 13 e a Sextante em terceiro, com 11.