O Abrelivros em Pauta dá sequência ao panorama que se propôs a traçar sobre a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Nesta edição, trazemos os dados do Estado do Rio de Janeiro, que vem implementando gradativamente as mudanças. Este ano, elas começaram a ser aplicadas em todas as turmas da primeira série do Ensino Médio. No primeiro semestre, foi a vez do Módulo I da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No segundo semestre, foi iniciado no Módulo II, em todas as escolas que oferecem essas modalidades.
Ao fim de 2023, as mudanças terão sido implementadas nos quatro módulos da EJA e nas segundas séries do Ensino Médio Regular, em tempo parcial e integral. Em 2024, toda a rede educacional do Rio de Janeiro estará adequada às novas regras.
O secretário de Estado da Educação do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, conta que a maior dificuldade na implementação foi a distribuição das horas. “A Lei prevê que todo o Ensino Médio tenha carga horária de três mil horas. A Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro já ofertava essa carga horária. Não precisamos acrescentar horas, mas tivemos que distribuí-las em dois grandes blocos nas matrizes curriculares, a FGB – Formação Geral Básica (1.800 horas) e os IF – Itinerários Formativos (1.200 horas), para atendermos à legislação”, explica.
O Projeto de Vida também já existia, desde 2012, em todo o Ensino Médio Regular, em tempo integral, por meio do Programa Ensino Médio Inovador. Com a entrada em vigor do Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida é incorporado em toda a rede, como prevê a lei. “É um período de apropriação dos conceitos. Estamos em processo de adaptação”, diz o secretário.
Valle acredita que um dos maiores ganhos do Novo Ensino Médio para o estudante é o protagonismo que ele adquire ao poder fazer escolhas para a sua formação.
O secretário avalia que o Novo Ensino Médio tem como ponto alto a possibilidade de integração dos conceitos que fazem parte das áreas do conhecimento, que compõem esse período da vida escolar, respeitando as especificidades curriculares, facilitando a interdisciplinaridade e trazendo os estudantes para o centro do processo de ensino-aprendizagem.