Na sexta-feira, 10 de agosto de 2012, o grupo composto pelas Assessoras Pedagógicas da Escala Educacional e Lafonte, Andressa Campos da Cunha, Eloisa Bombonatti e Vera Lucia Wey, apresentou a palestra “Letramento e Literatura: textos em contextos na busca da competência leitora”.
A palestra teve início com uma dinâmica na qual os participantes teriam de identificar as características de um texto sem informações ou dados significativos sobre ele. A plateia intrigada, levantou hipóteses, aos poucos foram oferecidas ao grupo informações que ampliavam a visão sobre o contexto do texto.
Com isso deu-se início a discussão sobre a importância da contextualização quando trabalhamos com a literatura em sala de aula. Concluímos que a compreensão e interpretação dos textos é relativamente proporcional à riqueza de informações que contextualizam o assunto a ser lido.
Outros aspectos foram abordados: a fundamental importância dos leitores terem contato com a língua culta e, assim, a ampliação do repertório da linguagem e o favorecimento do seu uso, o insucesso escolar e a falta de leitura, como se dá apreensão da linguagem escrita e do letramento, o que é leitura significativa, o planejamento e as práticas que favorecem a competência leitora, as competências básicas necessárias para a apropriação dos códigos da língua, as que permitem a compreensão de textos e a utilização dos gêneros literários como ferramentas que favorecem a leitura competente.
Ao final foram ainda respondidas questões da plateia o que tornou este momento ainda mais enriquecedor.