Ministério estimula criação de material didático multimídia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação deve lançar até o final deste mês edital para a apresentação de propostas visando à edição de conteúdo escolar multimídia do projeto Fábrica Virtual. O objetivo do projeto é integrar a informática às salas de aula da rede pública do País. A Fábrica Virtual produzirá material didático multimídia, com atividades interativas, simulações, animações, programas e jogos, que deverá ser usado em escolas de ensino fundamental e médio. A produção será integrada ao projeto da Rede Internacional de Educação (Rived). “O material será criado com o que realmente prende a atenção do aluno, explorando seu raciocínio lógico, que vai fazê-lo pensar e entender”, afirma Anna Christina Nascimento, desenhista instrucional do projeto Rived.  
 
Poderão participar da seleção grupos de até dois professores e cinco estudantes de universidades públicas. Os alunos devem estar seguindo cursos de computação e de licenciatura em matemática, biologia, física ou química. O principal critério para a escolha dos projetos é o currículo, que deve comprovar a capacidade dos candidatos de desenvolver os materiais. Serão escolhidas 12 equipes que, em abril, entrarão em um curso para aprender as normas e orientações para a criação dos objetos de aprendizagem. A partir de setembro, as equipes passarão um ano desenvolvendo o conteúdo de seus projetos. Os professores responsáveis vão receber bolsas de orientação científica e os estudantes, bolsas de iniciação científica, computadores e periféricos que serão utilizados na elaboração dos módulos. 
 
Os projetos vencedores servirão para capacitar cerca de 14 mil pessoas em todo o País, entre professores, diretores de escolas e técnicos em informática.  
 
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://rived.proinfo.gov.br
 

Menu de acessibilidade