O Ministério da Educação divulgou a lista dos livros indicados para o Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio (Pnbem). São 160 títulos de física, química, matemática, biologia, filosofia, geografia, história, sociologia, artes, educação física, literatura e quatro opções de gramáticas. A lista foi publicada no Diário Oficial da União de 15 de outubro.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com Secretaria de Educação Básica do MEC, indicou obras que constam de catálogos de editoras entre 1990 e 2006. O programa, que pela primeira vez beneficia alunos do ensino médio, foi instituído pelo Plano de Desenvolvimento da Educação, em abril. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 1,36 milhão de exemplares para cerca de 17 mil escolas, atendendo a 7,9 milhões de estudantes.
As escolas de ensino médio devem votar em 35 obras da lista, no sítio do FNDE, que indicará as 80 obras mais votadas nos estados e no Distrito Federal. Elas comporão um acervo — com 48 títulos de ciências humanas e da natureza, 20 de literatura brasileira, 5 de artes, 5 de educação física e 2 gramáticas — a ser distribuído para as escolas de ensino médio. O cronograma de envio dos livros será definido esta semana.
Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) seleciona e distribui acervos formados por obras de referência, de literatura e de apoio à formação de professores às escolas de educação básica.