Ministério da Educação promove ciclo de apresentações sobre Sistema de Alerta Preventivo

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O Ministério da Educação promove, ao longo de todas as segundas-feiras do mês de setembro, o ciclo de apresentações sobre o Sistema de Alerta Preventivo (SAP). São quatro encontros virtuais que mostram todas as etapas de implementação desta ferramenta, que visa apoiar as redes e as escolas na identificação antecipada de estudantes que apresentam maiores riscos de abandono e evasão escolar.

O público vai conhecer, a cada semana, uma das etapas de implementação da iniciativa. Nessa segunda-feira, 5 de setembro, foi apresentado o Mapeamento dos Riscos de Abandono e Evasão Escolar, que é a etapa da coleta de dados no que se refere aos fatores que impactam no abandono ou evasão escolar. O instrumento de coleta considera fatores já mapeados pelas pesquisas e bibliografias que estão relacionados com o risco de o estudante abandonar a escola. Neste primeiro dia de apresentação sobre o SAP, participaram representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e da Universidade Federal de Alagoas.

No dia 12 de setembro, o assunto será a Interpretação e Análise das devolutivas.

Já no dia 19 de setembro será abordado a Avaliação e acompanhamento, por meio dos protocolos de escuta ativa e, por fim, na semana seguinte, em 26 de setembro, a temática abordada será Ações preventivas e encaminhamentos.

As apresentações podem ser assistidas pelo canal do Youtube do MEC, durante o período vespertino, das 16h às 17h30. Para assistir à apresentação realizada no dia 05 do setembro, clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=Nxe5JsG7tk4 )

Sistema de Alerta Preventivo

O SAP combina informações dos estudantes (nível socioeconômico, situação de renda, engajamento escolar, entre outros) com elementos da própria escola (absenteísmo, notas, trajetória escolar). Com base em inteligência artificial, são emitidos alertas diante da identificação de fatores de risco que se relacionem com a evasão escolar, permitindo um acompanhamento dos estudantes enquanto ainda estão na escola.

Desde o fim do mês de agosto, ao entrar na Plataforma Integrada (clique AQUI), os diretores da rede pública de ensino cadastrados têm acesso ao módulo do SAP com a possibilidade de cadastrar outros gestores da área da educação. Cada docente deve cadastrar as informações para que seja construída a base de dados.

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