Ministério da Educação fecha 4º Ciclo sobre Recuperação das Aprendizagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC) realizou, na segunda-feira (31), a última live do Ciclo de Apresentação das Ações para Recuperação das Aprendizagens ─ estruturadas pela Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Os encontros virtuais que ocorreram durante as últimas três semanas estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras. Para encerrar os encontros com chave de ouro, a última live apresentou a Plataforma Integrada, a qual mostra que a tecnologia é uma grande aliada da educação.

Atualmente, as inovações tecnológicas no contexto educacional e, principalmente, no cotidiano de estudantes e professores se tornaram cada vez mais presentes. Possibilitar aos estudantes o contato com novas ferramentas e novos recursos que trazem maior flexibilidade e dinamicidade para o processo de ensino-aprendizagem se tornou fundamental. Dentro dessas novas tecnologias, a Inteligência Artificial já é uma realidade transformadora para a educação, pois combinando o conhecimento humano e o artificial é possível elaborar percepções que auxiliem na gestão e execução de atividades educacionais. A Plataforma Integrada disponibiliza diversas ferramentas que fazem uso de Inteligência Artificial e que buscam apoiar gestores e professores com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Dentre as ferramentas da Plataforma Integrada, o sistema de Alerta Preventivo destaca-se por ter o objetivo de auxiliar no processo de mitigação da evasão escolar, uma vez que identifica antecipadamente os estudantes que apresentam mais chances de abandonar a escola. A ferramenta busca promover intervenções preventivas a fim de garantir a permanência dos estudantes na escola. O Alerta Preventivo utiliza a Inteligência Artificial para emitir alertas diante da identificação de fatores de risco que se relacionem com a evasão escolar. Com esse suporte personalizado, que esta em consonância com as políticas de aprendizagem, há em caso de identificação de evasão o encaminhamento para um profissional especializado ou para instituições da rede de proteção, entre outras ações a depender do fator de risco, visando garantir a permanência desse estudante na escola e ao adequado acolhimento, escuta especializada e encaminhamento às instituições parceiras.

O aplicativo de correção automatizada de textos manuscritos também é outra ferramenta dentro da Plataforma Integrada que visa utilizar a tecnologia para otimizar a vida dos docentes. Com essa ferramenta é possível realizar a correção dos textos manuscritos, por meio da Inteligência Artificial agilizando as correções de textos pelos professores.

Durante a live, foi ressaltado que todas essas ferramentas estão acompanhadas de um material formativo para apoiar na compreensão dos resultados das avaliações, nas mediações pedagógicas e no monitoramento dos resultados pela escola e rede. Na oportunidade, também foi informado que o objetivo das ferramentas não é substituir o trabalho do professor, mas, sim, apoiá-lo, de forma a otimizar o trabalho e facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras.

Publicado por Assessoria de Comunicação Social do MEC em 03/11/2022.

Menu de acessibilidade