Milton Ribeiro acompanha produção de obras literárias do PNLD

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No último sábado (18), o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, juntamente com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, esteve em Guarulhos, no estado de São Paulo, para acompanhar a produção de livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), direcionados aos estudantes das escolas públicas de educação básica do país.

Na visita, Milton Ribeiro pôde acompanhar de perto a produção e postagem dos exemplares e averiguar a qualidade do material didático distribuído pelo MEC, ferramenta fundamental para os professores em sua prática pedagógica. O monitoramento assegura que os livros sejam produzidos com as especificações necessárias para que os estudantes recebam materiais de qualidade.

Apenas para o ano de 2022, já está prevista a distribuição de mais de 150 milhões de obras didáticas, que beneficiarão 30 milhões de estudantes de 140 mil escolas públicas

O PNLD

As ações do PNLD têm abrangência nacional e são destinadas aos estudantes e professores das escolas públicas de educação básica e às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas ao Poder Público. Todas as obras são avaliadas e distribuídas de acordo com critérios pedagógicos previstos em edital, de forma a garantir a transparência em todas as etapas dessa importante política pública.

O Programa busca democratizar o acesso ao conhecimento desde a educação infantil até o ensino médio. A adesão é voluntária, garantindo aos professores e gestores de cada escola, a autonomia de escolha e respeitando a proposta pedagógica de cada unidade de ensino.

Para participar do PNLD, os dirigentes das redes de ensino municipal, estadual, distrital e das escolas federais devem encaminhar um Termo de Adesão manifestando seu interesse em receber os materiais do Programa e comprometendo-se a executar as atribuições conferidas pela legislação.