MEC vai disponibilizar portal de livros para graduação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir do ano que vem, o Ministério da Educação vai disponibilizar para a comunidade acadêmica uma biblioteca virtual, o Portal de Livros, cujo acervo será formado por obras adotadas em cursos de graduação de instituições federais de educação superior, além de algumas instituições públicas estaduais e privadas. Na próxima semana, o Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação da Secretaria de Educação Superior (Depem/SESu) enviará ofício aos pró-reitores de graduação das instituições solicitando a relação bibliográfica básica dos cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento. 
 
As universidades que subsidiarão o levantamento foram selecionadas, por amostragem, entre as filiadas ao Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGrad). O prazo limite para envio dos dados é 16 de agosto. “O retorno das instituições é muito importante pois vai garantir a qualidade do trabalho por meio de uma bibliografia atualizada, fidedigna e coerente”, afirma a responsável pelo Programa de Modernização das Bibliotecas do Depem, Bárbara Santos Basílio. Ela diz que, além dos pró-reitores, a relação bibliográfica deve ser enviada também pelos professores das instituições. Para isso, os pró-reitores serão instruídos a enviar mensagens para os correios eletrônicos dos docentes comunicando o levantamento. 
 
Benefícios – Textos integrais dos principais livros usados nos cursos de graduação estarão contidos no Portal. Além da leitura e da pesquisa, professores, pesquisadores e alunos poderão imprimir, parcialmente, as informações contidas na obra, sem descumprimento da Lei de Direitos Autorais. Bárbara Basílio disse que um dos principais benefícios do Portal é a disponibilização de livros que não constam das bibliotecas das escolas ou dos quais existem apenas exemplares escassos.  
 
Após o levantamento, será realizado estudo sobre o material enviado pelas instituições. Posteriormente, será feito contato com os editores das publicações para que seja negociada sua utilização no Portal. A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) são parceiros da SESu na elaboração do Portal.  
 

Menu de acessibilidade