MEC pretende dar formação a professores do ensino infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer formação a professores de educação infantil por meio de cursos a distância. Segundo o MEC, há cerca de 40 mil educadores nessa área sem a formação do ensino médio, que é exigida por lei. O trabalho será implementado pela Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica (SEB). Estão previstas atividades de estudo individuais e coletivas.  
 
“Estamos elaborando materiais didáticos específicos, tanto impressos quanto em vídeo, para subsidiar a formação“, afirmou a coordenadora do projeto, Karina Rizek Lopes.  
 
O ministério pretende realizar sete encontros regionais ainda neste ano para discutir a política nacional de educação de crianças de zero a seis anos e subsidiar os sistemas de ensino com diretrizes pedagógicas e apoio técnico. De acordo com o MEC, atualmente, faltam aos municípios recursos suficientes para manter todas as crianças na pré-escola. Para solucionar parte do problema, alguns prefeitos contratam pessoas sem a formação adequada para cuidar dos alunos, em espaços físicos improvisados. A intenção do MEC, além de oferecer a formação pedagógica dos professores, é repassar orientações sobre as instalações –que devem ser arejadas e bem iluminadas e, de preferência, sem escadas. Segundo Karina Lopes, está prevista, ainda, a realização da quinta edição do prêmio Qualidade na Educação Infantil; as inscrições serão abertas em 12 de abril. A programação prevê encontro para promover a troca de experiências entre os professores premiados.

Menu de acessibilidade