MEC lançará formação para professores da educação infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação (MEC) lançará, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/ ) e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.

O objetivo é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os docentes terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.

“O aprendizado na primeira infância tem o potencial de definir o futuro do indivíduo. Por isso, é tão necessário focar na formação continuada dos professores de creches e pré-escolas, no sentido de ajudá-los a agirem com segurança, seguindo as práticas mais atualizadas e com evidências científicas.”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB).

A formação totaliza 200 horas, divididas em seis módulos, com os seguintes temas: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. Haverá ainda um módulo extra que oferece subsídios aos professores para auxiliarem os estudantes numa transição de sucesso da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.

O Aperfeiçoamento em Educação Infantil levará os docentes a desenvolverem um pensamento cada vez mais crítico e criativo, no sentido de construir com os seus estudantes competências socioemocionais e habilidades de relacionamento e comunicação, responsabilidade na tomada de decisão, autocontrole, além de ressaltar a importância dos vínculos e do afeto no processo de ensino e aprendizagem.