MEC lança plataforma de monitoramento para implementação da BNCC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) lança, na quinta-feira (2), às 10h, em evento virtual transmitido pelo canal do MEC no YouTube, a Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a transmissão serão apresentados os resultados parciais da implementação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental e o cronograma das próximas ações do monitoramento, incluindo ampliação da pesquisa para o Ensino Médio.

Aberta a todas as redes de ensino do país, a Plataforma otimiza a troca de experiência, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.

Desde janeiro deste ano, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico que será apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados, com objetivo de avaliar a intensidade e alcance do processo de mobilização em torno da implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os dados levantados no diagnóstico, que serão disponibilizadas na Plataforma do Monitoramento, indicam que a BNCC já é uma realidade no país, incidindo diretamente na organização e no planejamento das atividades realizadas pelos profissionais das redes públicas. Os resultados preliminares evidenciam que os educadores reconhecem a BNCC como instrumento para organização de sua prática docente e como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos.

O lançamento da Plataforma garantirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo território nacional, conferindo transparência e acessibilidade de informações à toda a sociedade e contribuindo para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial da meta 7, que trata da qualidade da educação.