MEC inicia série de debates sobre currículo do ensino médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tem início no dia 13 de outubro, em Florianópolis, o Seminário Orientações Curriculares do Ensino Médio que pretende consolidar uma organização do currículo para o ensino médio no País. Promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e pela Secretaria de Estado da Educação e Inovação (SED), o evento, que termina no dia 14 de outubro, reúne equipes das secretarias estaduais de educação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, professores e alunos desses estados e docentes universitários que atuam na formação de professores do ensino médio. 
 
A diretora do Departamento de Políticas de Ensino Médio da SEB/MEC, Lúcia Helena Lodi, ressaltou a importância da proposta para fortalecer o currículo do ensino médio, “com representatividade e que expresse pontos de consenso da sociedade educacional”. Até novembro, quatro seminários regionais discutirão a questão, e, em dezembro, a discussão será encerrada, em 2004, com um seminário nacional. “A síntese dos cinco eventos resultará na reorganização do ensino médio nas escolas públicas do País”, diz a consultora educacional da SED, Patrícia Simas Pinheiro. 
 
Grupos de trabalho, divididos por áreas do conhecimento, e mesas-redondas fazem parte da programação do seminário, que tem entre os pontos de debate o ensino noturno. Dados da Diretoria de Educação Básica da SED informam que grande parte dos alunos do ensino médio de Santa Catarina estudam à noite. O estado possui 300 mil estudantes em escolas regulares, sendo que 250 mil pertencem à rede pública estadual de ensino. 
 
O seminário começa no dia 13/10/04 às 8h30, no Hotel Maria do Mar, Saco Grande, em Florianópolis. Às 9h30, será a vez da mesa-redonda O currículo escolar do ensino médio e suas implicações. Às 11h, inicia grupo de trabalho que se estenderá até às 19h. No dia 14/10/04, às 8h30, haverá mesa-redonda com o tema Ensino médio noturno – impasses e perspectivas; às 10h15, Decreto 5.154/2004 e o ensino médio integrado será o assunto em outra mesa-redonda. Às 13h30 tem plenária, e às 19h, encerramento. 
 
Programação – Nos dias 18 e 19 de outubro, o seminário Orientações Curriculares do Ensino Médio será realizado em Cuiabá; em 21 e 22 de outubro, em Manaus; em 4 e 5 de novembro, em João Pessoa e em 8 e 9 de novembro, em Vitória. As contribuições serão consolidadas para discussão final no seminário nacional que acontece em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. Lúcia Lodi enfatiza que o debate em torno do currículo não deve se esgotar com esses encontros. “A questão do currículo é permanente, tem sempre que ser revista”, garante.  

Menu de acessibilidade