MEC distribui novos livros didáticos em Braille

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério da Educação começa a distribuir em abril 166 novos títulos de livros didáticos impressos em Braille. A novidade deste ano é que alunos de 5ª a 8ª série também serão contemplados. No total, mil estudantes receberão livros em Braille: 48 títulos para 1ª a 4ª série, 48 para 5ª a 8ª. Além deles, serão distribuídos mais 70 títulos paradidáticos. 
 
O material foi produzido com recursos de dois programas vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC: o Programa Nacional de Livro Didático em Braille (PNLDB) e o Programa Nacional Biblioteca do Escolar (PNBE). 

O material também será fornecido sob a forma de cd-rom aos 34 Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Núcleos de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB) e centros especializados no atendimento de alunos cegos, para serem impressos em Braille. Outra forma de ter acesso aos conteúdos em Braille é por meio do endereço do Instituto Benjamim Constant.  
 
A escolha dos estudantes foi feita a partir dos dados coletados pelo Censo complementar, realizado pelo MEC em maio do ano passado. De acordo com este Censo, existem 3.000 alunos deficientes visuais matriculados no ensino fundamental que necessitam de material em Braille. 
 

Menu de acessibilidade