MEC apresenta a reestruturação do Enem com o Novo Ensino Médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta 5ª feira (17/03) o Ministério da Educação (MEC) realizou uma coletiva de imprensa para apresentar as mudanças do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em decorrência das novas diretrizes do Novo Ensino Médio. O novo modelo será implementado a partir de 2024.

Novo Enem

A avaliação terá como referência o modelo internacional de avaliações, como o PISA, com diferentes formatos de questões. O Enem será constituído por dois instrumentos:

Primeiro instrumento: abrangerá a formação geral básica do Novo Ensino Médio, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma interdisciplinar e contextualizada, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, aprofundando a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções.

  • A matriz de referência do instrumento deverá contemplar as articulações entre as competências gerais e as competências específicas e habilidades das áreas do conhecimento, com maior ênfase em Língua Portuguesa e em Matemática.
  • A avaliação do domínio da Língua Inglesa ocorrerá de forma integrada com a área de Linguagens e suas Tecnologias e o instrumento incluirá avaliação da produção de textos em Língua Portuguesa, inclusive na forma de redação.
  • A redação deverá ser orientada por matriz de referência específica e com escala de proficiência própria.

Segundo instrumento: deverá abordar os itinerários formativos do ensino médio, observando os eixos estruturantes dos itinerários (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo) e o aprofundamento das competências e habilidades da BNCC.

  • As matrizes de referência do instrumento deverão contemplar as articulações entre os eixos estruturantes e as áreas do conhecimento de forma integrada, a partir do estabelecido na Portaria MEC nº 1.432/2018.
  • O instrumento será organizado em 4 blocos, cada um deles correspondendo a uma combinação binária entre áreas de conhecimento e os participantes deverão escolher apenas um deles para responder:
    * Bloco I: Linguagens e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
    * Bloco II: Matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
    * Bloco III: Matemática e suas tecnologias e ciências humanos e sociais aplicadas.
    * Bloco: IV: Ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
  • Cada bloco será composto por itens de diferentes formatos.

Bonificação de curso técnico: Os Instituto de Ensino Superior (IES) poderão utilizar diplomas de Curso Técnico de Nível Médio para aplicação de bonificações na pontuação final utilizada para ingresso, de acordo com a aderência entre esse curso e o curso de graduação pretendido.

  • A bonificação do diploma de curso técnico será limitada, em pontos, até o valor máximo atribuído ao segundo instrumento.
  • Poderão ser utilizados diplomas de cursos técnicos de nível médio tanto oriundos do itinerário da formação técnica e profissional, quanto oriundos de cursos realizados nas formas integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio.
  • O MEC estabelecerá sugestão de fatores de ponderação, conforme a aderência entre o curso técnico de nível médio e os cursos de graduação, a serem aplicados para aferição da pontuação no 2º instrumento.

Nota mínima para língua portuguesa: As IES poderão fixar nota mínima para o primeiro instrumento e para a redação em Língua Portuguesa para o ingresso em seus cursos de graduação.

Digitalização das provas: O novo Enem promoverá a transição gradual para realização de provas digitais e avançará na utilização de novas tecnologias, tais como plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão e inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação. As provas físicas serão mantidas até que seja garantido o acesso tecnológico a todos os participantes.

Comitê de governança: Será criado um Comitê de Governança do Enem, que terá como objetivo principal aprovar as matrizes dos instrumentos do Exame e acompanhar as atividades a serem desenvolvidas para a aplicação da prova. O Comitê será composto por representantes do MEC, Inep, CNE, Consed das entidades representativas de instituições federais de educação superior, dos institutos federais e universidades, além de representantes da educação básica e superior privada.

 

Menu de acessibilidade