Lançada plataforma de monitoramento da BNCC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi anunciada a ampliação da pesquisa de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC ao ensino médio.

O que houve

Nesta 5ª feira (02/12) ocorreu o lançamento da plataforma do monitoramento de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que busca otimizar a troca de experiência, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação.

Saiba Mais

O documento mostra a percepção dos dirigentes educacionais sobre dificuldades e conquistas na implementação da BNCC, no que diz respeito:

À construção do currículo alinhado à BNCC:

Às formações

Aos materiais didáticos

As avaliações internas e externas

À gestão do currículo nas escolas.

Também apresenta a percepção dos dirigentes sobre os efeitos da BNCC na gestão educacional e na cultura profissional.

Materiais didáticos

Segundo a pesquisa, os dirigentes estaduais estão atentos ao fato de que as editoras têm oferecido um material já adequado à nova realidade curricular, e a expectativa é a de que essa mudança traga impactos importantes para o alinhamento do PNLD com a BNCC.

No entanto, ainda consideram que seria precipitada uma análise mais profunda sobre esse aspecto, tendo em vista o impacto que a pandemia trouxe para essa experiência.

Histórico

Desde janeiro, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC.

O estudo abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados.