Jornada Pedagógica 2022 apresenta principais tendências para a formação permanente do professor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Embaixador de Portugal na UNESCO e pesquisador da Universidade de Sevilha participam de evento gratuito promovido pela FTD Educação, ao lado de Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação; a expectativa é beneficiar mais de 10 mil profissionais de educação em todo país.

A formação de professores vem se transformando no Brasil e no mundo por conta dos novos desafios e tecnologias na área da Educação. Para discutir as principais tendências e soluções para o desenvolvimento profissional dos educadores, a FTD Educação, referência nacional em soluções educacionais, convidou grandes especialistas nacionais e internacionais da educação para participar da Jornada Pedagógica 2022, no próximo dia 27 de janeiro, das 8h30 às 12h.

“A Jornada Pedagógica da FTD Educação é um evento consolidado e muito aguardado pelos educadores de todo Brasil. Realizamos sempre no começo do ano, por ser um momento importante do calendário escolar. Mesmo as escolas que já iniciaram as aulas estão em fase de elaboração ou ajustes do planejamento. Há sempre uma grande expectativa de que o tema abordado na Jornada venha a favorecer as reflexões e estratégias pedagógicas no decorrer do ano. Por isso, partimos sempre de uma escuta ativa junto às escolas parceiras para escolhermos o tema”, destaca Ceciliany Alves Feitosa, diretora Educacional, Plataformas e Serviços da FTD Educação.

Com transmissão online, o evento terá a participação do doutor em Educação, professor da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO, António Nóvoa; do pesquisador e professor da Universidade de Sevilha (Espanha), Carlos Marcelo García; e do professor e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mozart Neves.

Os palestrantes vão participar do painel de abertura “A formação permanente do professor no tempo presente” e debater sobre o papel da formação no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos profissionais do setor. Também vão apresentar documentos e eixos que norteiam o processo de formação permanente no Brasil, na Espanha e em Portugal e as possíveis contribuições entre os países. Mozart Neves, do Conselho Nacional de Educação, vai falar sobre a BNC (Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica) e a relação com o conhecimento, a prática e o engajamento dos professores.

Outros temas importantes também serão abordados durante o evento, em workshops proferidos por especialistas, como: Diversidade, cultura e Inclusão; Autoconhecimento para inovar em Educação; Desenvolvimento docente para as tecnologias digitais; e Implementação da BNCC do Ensino Médio.

A expectativa é beneficiar mais de 10 mil profissionais de educação de todo país, que receberão certificado de participação. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://jornadapedagogica2022.fluireventos.com/

“Vamos tratar da formação permanente do professor com uma abordagem mais profunda, não ficando restrita a fórmulas mágicas ou soluções pontuais e superficiais. Os palestrantes apresentarão estudos desenvolvidos na Educação Básica, evidenciando a importância do protagonismo do professor em seu plano de profissionalização, a necessidade de democratizar os caminhos e saberes, as estratégias de mentorias na formação permanente e a relevância de espaços colaborativos de construção do conhecimento”, reforça a diretora da FTD Educação, que também participa do encontro.

 

Serviço:

Jornada Pedagógica 2022 – dia 27 de janeiro, das 8h30 às 12h, com transmissão online

Inscrições gratuitas: https://jornadapedagogica2022.fluireventos.com/

Menu de acessibilidade